Indiferença propositada

Indiferença propositada

Escolher ser indiferente é aquilo que chamamos no dia a dia de atitude estoica. O estoicismo é uma escola filosófica fundada por Zenão no século III a.C. Essa escola filosófica sugere a apatia a tudo que é externo à pessoa como o caminho da serenidade.

Quando começamos uma semana, um trabalho, uma atividade, há uma ansiedade forte com aquilo que se faz, e um jeito estoico, sugerido como método por essa escola filosófica, é a apatia, ficar sereno por meio da indiferença.

O imperador romano Marco Aurélio é conhecido por muitas pessoas por conta do filme Gladiador (2000), que trata de maneira fantasiosa uma história que não aconteceu. O general Maximus não existiu, mas quem viu o filme se lembra da figura magnífica interpretada pelo já falecido Richard Harris. Mas a história de Marco Aurélio e de Comodo, o filho que lhe sucedeu, é verdadeira.

Marco Aurélio – além de ser um imperador de muitas conquistas no mundo romano, mas também bastante cruel – ficou conhecido por ser adepto da concepção estoica na Filosofia.

Ele, que era do século II, escreveu uma série de pensamentos sobre isso com o título de Meditações. A indiferença propositada, tentar ficar apático, não se deixar abalar pelo que está em volta.

Algumas pessoas conseguem fazê-lo, outras, nem sempre.

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário