Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Ímpeto”.
Ímpeto é a força relacionada à atitude, à tomada de decisão, o que impulsiona e coloca no caminho de algo, seja o momento de iniciar um curso, seja a necessidade de desenvolver alguma competência, ou até tirar alguma incompetência que se tenha no trabalho, na vida, na escola. Isso tudo exige decisão. Quando é preciso decidir, além de cautela que imobiliza, há outro perigo, que é o ímpeto de inconsequente, isto é, ir sem refletir, sem meditar.
Aquela frase que diz: “Primeiro a gente enlouquece, depois vê como é que fica”, “vamo que vamo, depois a gente vê como ajeita”. Isso é algo que carrega um ímpeto, portanto, leva ao caminho, mas tem uma carga de inconsequência muito grande. É muito mais uma forma de voluntarismo. Uma coisa é uma pessoa voluntária, a que tem voluntas, vontade para fazer algo; outra coisa é voluntarismo. Uma pessoa voluntariosa é aquela que nem sempre medita, nem sempre reflete, nem sempre matura uma ideia; parte de maneira bruta, até apressada.
E, se de um lado cautela pode imobilizar se ela for estática, por outro lado, o ímpeto é o odo equivocado de dar um passo em qualquer área.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: