Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Idiossincrasia

Idiossincrasia

Idios, no grego arcaico, significa próprio. Há muitas palavras ligadas a isso, como “identidade”, “idiopatia” e “idiossincrasia”, que é aquilo que é mais particular dentro dos particulares. Em outras palavras, idiossincrasia é aquilo que só eu sinto do modo que sinto.

Não é incomum encontrar pessoas que são mais idiossincráticas ainda, ninguém tem dor de cabeça como ela tem, ninguém se mata no trabalho como ela se mata, ninguém tem problema como ela acaba tendo; portando, esse tipo de particularidade, de propriedade que está marcada dentro de cada um e de cada uma, é um termo que se usa no campo da ciência, da psicologia, da psiquiatria, da psicanálise e da filosofia.

Aquilo que é uma particularidade que alguns transformam em exclusividade, ou seja, “só eu sinto isso, ninguém é como eu sou”.

Claro que nós temos uma identidade que nos diferencia, mas também temos pontos de contato e de coincidência com outras pessoas. Ainda assim, a idiossincrasia leva a que não se pense desse modo.

Ramón Gómez de la Sierna (1888-1963), escritor e jornalista espanhol, que durante a ditadura franquista se exilou em Buenos Aires, cidade na qual morreu, tem uma frase muito instigante sobre isso: “A idiossincrasia é uma enfermidade sem especialista”.

Afinal de contas, se idiossincrasia é o modo particular das minhas particularidades, não há como alguém poder tratar esse tipo de coisa, porque teria que entender de mim como eu mesmo me entendo.

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile