Eu estava vendo um vídeo e estudando sobre os tipos de temperamentos, como gosto muito de estudar sobre desenvolvimento pessoal, estava cerca de 4 horas sentada e nem vi o tempo passar. Chegou determinada parte da aula em que nos cometários uma mulher disse a seguinte frase: “eu só queria um relacionamento de respeito”.
Você consegue perceber o impacto dessa frase? Respeito é algo mínimo, mas apesar disso muita gente não sabe o seu significado.
É muito triste saber que muitas mulheres se submetem as relações tóxicas por simplesmente se sentirem incompletas emocionalmente, necessitando assim, de uma bengala emocional. Maioria das vezes tudo começa com uma simples frase na tentativa incansável de colocar o outro em um patamar inferior.
Conversando com uma amiga, que já havia passado por essa situação, perguntei como ela se sentia no seu eu mais profundo e então ela me disse: “ Eu gritava para eu mesma sair dali, mas parecia uma teia de aranha e apesar de saber que aquilo me fazia mal, eu não tinha em quem me apoiar, até conseguir me apoiar em mim mesma e sair daquela situação. Assim que saí, senti que tinha pulado de um penhasco. Passei um mês tentando me curar, aos poucos fui colocando os pés no chão e hoje, não aceito de forma alguma viver isso novamente.’’
Em seguida, perguntei qual conselho ela daria para que está passando por isso, então ela me respondeu: “ Seja forte, invista em você e nunca aceite menos do que você merece. Escute sua intuição, não rejeite os sinais, pois, eles existem e saiba que a vida/mundo é muito mais do que isso.”
Tenho algo para te dizer.
Sei que cada uma de nós sente e enxerga as coisas de maneiras distintas, porém, algo que é indiscutível é o fato de que nenhuma mulher deve aceitar estar ao lado de alguém que a machuca, humilha ou que está o tempo todo apontando o dedo para destacar supostas ações incabíveis.
Tenho mulheres bem próximas a mim que já me relataram as agressões que sofreram, tanto emocional, psicológica e até mesmo física e felizmente muitas saíram dessas relações, portanto, não estou aqui para te julgar. Dedico esse texto a cada uma de vocês e a cada mulher que se foi, lutando até o último minuto.
Hoje eu coloco em palavras tudo aquilo em que acredito, pois, gostaria de ter descoberto muita coisa antes. Talvez agora, nesse exato momento você se sinta sozinha, insuficiente, incapaz, insegura, te entendo, já me senti assim. Contudo, você poderá ir aos poucos se recuperando, no seu tempo e sim, existem pessoas incríveis que podem te ajudar. Não sinta vergonha em dizer que precisa de ajuda quando todas as tentativas parecem em vão.
Você não está sozinha!
Minha querida amiga, jamais desista de você por outro alguém. Não aceite estar ao lado de quem não reconhece os teus valores, mas antes de mais nada, perdoe-se. Perdoe-se por ter achado que sempre foi sua culpa. Perdoe-se por ter aceitado esse tipo de relação. Perdoe-se por não ter visto a realidade. Perdoe-se por não ter conseguido se impor naquele momento. Perdoe-se por ter se sentido impotente.
Perdoe-se amiga!
Neste momento em que finalizo esse texto, algumas lágrimas escorrem pelo meu rosto e para finalizar quero te dizer que nenhum relacionamento ou atitude que alguém teve contigo não define quem você é, e essa definição deverá partir de ti. Então, não sinta medo de pôr um ponto final e recomeçar.
Esqueça essa ideia de competição, porque juntas somos mais fortes. Nenhuma de nós “merecemos aquele tapa” ou “estava pedindo com aquela roupa curta”. Peço a você que feche os seus olhos após ler esse texto e faça um minuto de silêncio por todas nós, pela nossa história e por todas aquelas mulheres que nos permitiram conquistar a liberdade que hoje temos (apesar de tudo).
Nunca desista de você ou dos seus princípios. Saiba ler os sinais e perdoe-se amiga. Um grande beijo no seu coração.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem