Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Gosto de pessoas autênticas, sem artifícios que seja Transparente!

As pessoas autênticas nem sempre agradam aos outros

Você conhece pessoas autênticas? Você é uma delas? Sabe como elas são? É possível que você tenha convivido ou conviva com uma pessoa desse tipo e não saiba. Estas pessoas são uma rajada de ar que refresca a sua vida e preenchem qualquer espaço no qual estejam. São fáceis de identificar porque quando chegam na sua vida, inundam com uma boa vibração, alegria e inspiração. Gosto das pessoas autênticas, sem artifícios. Pessoas que não enganam os outros e nem a si mesmas… eu pensador procuro ser assim. Mesmo porque viver permanentemente na mentira só serve para nos escravizarmos. Só serve para deixarmos infeliz … a vida é tão curta mesmo , e sera que faz algum sentido viver a vida que os outros querem? Concerteza que não né meus Leitores !


Mas também gosto de pessoas autênticas que ajudam uns aos outros com sua atitude respeitosa generosa ; sem preconceitos , sem descriminação , disso e daquilo , sem olhá-los por cima do ombro, sem julgá-los, sem murmurar , sem falar mal pelas costas. Sem dúvida, se cada um de nós fizesse a sua parte, o mundo seria muito melhor nesse sentido de convivência em nossa sociedade.

Ser autêntico é não se esconder do medo

Muitas vezes preferimos ocultar as nossas opiniões porque tememos ser criticados. As pessoas autênticas sabem que a crítica é muito comum mas que nem sempre está relacionada à sua pessoa. Entendem que a opinião que os outros tem sobre eles é algo exterior. Uma das suas melhores qualidades é que sabem as opiniões não devem ser tomadas como algo pessoal.Gosto de pessoas autênticas que aprenderam a viver sem medos e enfrentar o mundo sem ligar para a opinião dos outros, sem se importar com o que os vizinhos murmuram nas suas costas. Pessoas que não têm problemas em revelar sua opinião , sua ideologia ou sua filosofia de vida, ou suas limitações físicas ou intelectuais, etc. Gosto delas porque isso sem dúvida transmite que são felizes do jeito que são , sem rútulos o que verdadeiramente importa é o conteúdo de cada um.


E quanto a mim? Bem… eu não sou mais do que alguém que reflete sobre uma questão na qual também errei muitas vezes. Eu não fui eu mesmo, não fui autêntico em certas ocasiões e também julguei outras pessoas, porque sou humano e também erro, aprendi a perceber que pessoas são humanos e não santos , isso me faz melhor como ser humano, como pessoa.


Mas acho que, pelo menos agora e em outros momentos, tenho a capacidade de refletir sobre os meus erros com as outras pessoas e comigo mesmo. Eu sei que não devo me esconder, eu tenho que me mostrar como realmente sou , sim grosseiro , mas verdadeiro. Quem me quiser assim, bem, não sou mais do que isso.

No entanto essa frase do pensador Jean Paul Sartre , resume desta forma… !
“Quem é autêntico assume a responsabilidade por ser o que é e se reconhece livre para ser o que é.” de verdade”

Ser autêntico é não julgar

Eu também aprendi a me corrigir, a dizer para mim mesmo internamente: não julgue, deixe o mundo correr, não olhe para as pessoas dessa ou daquela forma, trate todos como iguais independente de religião , opção sexual , raça ou etnia.


Se você não gosta de alguém, seja educado, correto e deixe-o seguir seu caminho. Tente, com a sua atitude, tornar este mundo um lugar melhor, pelo menos naquilo que está ao seu alcance, no que se refere aos relacionamentos e ao respeito pelas outras pessoas.

“Não se deve temer aqueles que têm outra opinião , e sim aqueles tem opinião , mas aqueles que não tem opinião , que são covarde para manifestá-la” Frase de Napoleão I.


Como são as pessoas autênticas?

As pessoas autênticas consideram que ser elas mesmas é o melhor presente que podem dar aos outros e, definitivamente, a si mesmas. Algumas das características que as definem são:


As pessoas autênticas sabem que não é fácil seguir o seu próprio caminho, por isso não perdem tempo julgando os outros. É provável que se elas têm algo a dizer ou uma opinião sincera, irão expressá-la. Depois esquecerão o assunto e deixarão que você tome as suas próprias decisões. Você pode contar com eles de forma honesta.


Não têm medo do que as outras pessoas possam dizer. Faz muito tempo que elas tiraram sua máscara.


Reconhecem para si mesmas e para os outros que não são perfeitas.
Assumem que são vulneráveis, sem mais.
Não se importam que haja muita gente que lhes deseje mal.

“As mentiras mais devastadoras para a nossa autoestima não são tanto as que dizemos, mas sim as que vivemos.” Frase de Nathaniel Branden.

Como são as pessoas que julgam os outros?
Por outro lado, as pessoas que julgam os outros e que estão atentas à forma como os outros agem, pensam ou vivem as suas vidas se caracterizam por:

Não se mostram como realmente são. Elas não são autênticas. Acreditam que são perfeitas, e que a imperfeição é coisa dos outros.


Não conseguem estar contentes com sua vida. Elas tentam justificar a sua vida criticando a dos outros.


Não são nada críticas com elas mesmas. Algo como “Reparam no cisco no olho alheio e não na viga no seu próprio olho”.


Não têm vida própria. Elas não têm interesses, e nem atividades que as entretenham. Elas ficam entediadas e seu passatempo é criticar os outros.


Normalmente são invejosas. Falam dos outros, os criticam porque, no fundo, o que elas têm é inveja. Uma inveja que não prejudica os outros, mas apenas elas mesmas. As pessoas autênticas sabem que criticar, julgar ou falar demais é negativo. Também sabem que dar uma opinião ou conselho é mais fácil que segui-lo. Por isso, quando você lhes pede um conselho, pensam bem antes de falar. Você os reconhecerá porque são as pessoas que dão os conselhos mais realistas. É que falam da sua própria experiência porque não sugeririam fazer algo que eles mesmos não fariam.

Dedico com todo o respeito este artigo á todos meus leitores e leitoras , que por uma ou outra razão , até mesmo quem sabe por medo de algum tipo de rejeição , do que as outras pessoas possam pensar , ou até mesmo com medo de algum tipo de represálias, ainda não conseguiram se mostrar realmente como são de verdade no modo de pensar e agir.


Somente quando alguém é transparente na frente de outras pessoas e deixa para trás a velha mochila que tanto pesa, do achismo , do medo , do trauma , da timidez e da vergonha , começa a ver a vida de outra forma com uma com uma visão panorâmica de 360 graus que lhe permitir alcança a verdadeira felicidade de se liberta de seus preconceitos.


As pessoas autênticas respiram livres e permitem que quem os rodeia seja honesto. Talvez você mesmo seja uma dessas pessoas mas não tinha percebido, ou tenha ao seu lado uma pessoa autêntica. Se você tem uma dessas pessoas ao seu lado, valorize-a e aceite-a pois ela fará o mesmo com você. Então, se você deseja ser uma pessoa autêntica, mas não possui ou domina as habilidades sociais, pode consultar um psicólogo e seguir todos os passos que mostramos neste artigo. Dessa forma, poderá ser uma pessoa autêntica e falar sem medo.



Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile