Glorioso Propósito

Glorioso Propósito

“Eu sou Loki de Asgard. E eu tenho o fardo de um glorioso propósito.” – a primeira fala de Loki (Tom Hiddleston) na série, já introduz o título do episódio piloto.

Tanta gente por aí escreve e fala sobre propósito, como ter ou descobrir o seu. Sinceramente, as vezes eu acho que me esqueço do meu, ou por vezes penso que não tenho.

Se você está bem antenado sobre o que acontece no mundo do cinema, já percebeu que o título se dá a mais recente série do MCU: Loki, e que o título aqui descrito é o título também do episódio piloto. Não se preocupe, não estou aqui pra dar spoiler a ninguém, mas pra te levar a uma reflexão: você sabe qual o seu propósito?

Recentemente, essa palavra passou a insistir em aparecer nos livros que eu lia, vídeos que assistia, conversas que eu tinha, e, de certo modo, comecei a analisar se de fato já tinha descoberto o meu e quando iria começar a aplicá-lo. Tenho uma vida toda pra isso! Mas aí que está o xis da questão: ela pode acabar daqui um minuto ou daqui cem anos, e terei a certeza de que fiz tudo que podia para cumpri-lo.

Mas, voltando ao tema central desse texto… Propósito é sobre os caminhos que escolhemos seguir. Não importa se serão estradas de terra ou aquelas cujo ainda dá pra sentir o cheiro do asfalto; se vamos a pé, correndo, voando. Isso tudo é secundário se levarmos em consideração que o aprendizado está nas batalhas, estejam elas vencidas ou não. Qual caminho vamos escolher? Afinal, quase tudo se é sobre escolhas, e a cada escolha uma renúncia, pois isto é a vida.

Mas, já parou pra pensar em como você está percorrendo esse caminho? Está abrindo mão de princípios inegociáveis ou pagando um preço alto demais? Pessoas que tem um propósito, e sabem disso, não abrem mão do que para elas é o que mais se tem de valioso. Pode-se renunciar coisas secundárias ou as que não são prioritárias, mas nunca algo que é essencial.

Propósito não é sobre a linha de chegada. De novo: não é! A crise do imediatismo faz com que acreditemos que só seremos felizes ou bem sucedidos se conseguirmos conquistar tudo até os 25 anos de idade. Sabe o que é isso? Metas. Vamos combinar que somos nós que ditamos nosso próprio ritmo, se correndo ou andando, descansando ou dando o melhor de nós.

Propósito não é sobre ser reconhecido pelos outros! Isso se chama ego. Se buscamos fazer algo pra sermos considerados “do bem”, fazendo boa ação, praticando a generosidade, e, ao fim de tudo isso postar nas redes sociais, acabamos de perder o real significado dessas coisas.

Te disse o que não era propósito. E aqui não há uma fórmula mágica dentro de uma caixinha que você vai abrir e descobrir seu propósito do dia pra noite, ou num piscar de olhos. Não! Você deve fazer questão de buscar identificá-lo, tem que fazer valer a pena cada passo dado em busca de algo maior: seu propósito aqui nessa terra.

Vocês burocratas ridículos não vão ditar como minha história termina!” Loki, no decorrer da série, descobre qual seu propósito. Sigo na minha caminhada em busca do meu e dos meus objetivos.

E você: qual o seu propósito? Deus abençoe!

Deixe seu comentário