GERENCIMENTO DO TEMPO, COMO FAZER?

GERENCIMENTO DO TEMPO, COMO FAZER?

Diante das muitas demandas, você tem a impressão de que seu rendimento poderia ser melhor e que a falta de planejamento tem afetado sua rotina, prazos, relacionamentos e/ou descanso?

Mais comum do que imaginamos, a sensação de tempo mal gerido, pode ser fonte de estresse e ansiedade. Bem como de maiores demandas.

Mas planejar não significa apenas inserir seus compromissos diários ou semanais em uma agenda.

Envolve também direcionar seus objetivos e metas, compreender como são suas demandas, reconhecê-las de modo a posicioná-las como urgentes ou importantes por exemplo e se auto-observar.

Você já se questionou como utiliza o tempo? Quais atividades têm priorizado, negligenciado ou dedicado menor atenção? Todas estas questões permitem avaliar de fato como acontece a dinâmica do tempo em sua vida e equilibrar as necessidades de modo produtivo.

A procrastinação, grande motivo de preocupação de muitos, como e por que tem acontecido?

Sem avaliar o todo, a razão pode ser de difícil identificação e, portanto, a saída deste estado de inércia ou pouco rendimento pode ficar comprometida.

Alguns fatores precisam ser identificados, como por exemplo:

– Como é o seu perfil (proativo ou reativo);

– Quanto tem delegado ou consegue delegar;

– Se há distrações afetando seu rendimento como o uso do celular ou ainda inúmeras reuniões para solução simples, nem sempre importantes;

– Demandas externas que interrompem o seu dia.

Este é somente o início quando pensamos em planejamento.

Pessoas podem ser mais proativas ou mais reativas e têm atitudes diferentes ao lidar com demandas, uma objetiva e a outra reage emocionalmente diante delas.

Ao planejar, o foco tende para a proatividade, percebe-se o todo e direciona-se a energia pessoal para atender às necessidades, diminuindo a intrusão de cargas emocionais.

As cargas emocionais vêm quando a pessoa pelo não planejamento, acaba acumulando tarefas e sente o impacto delas, podendo de repente pela saturação a exagerar seu comportamento, de modo explosivo. Não houve uma pré-visualização do todo, ficando à mercê dos acontecimentos.

Além das observações e ferramentas, deve haver o compromisso com o cumprimento das tarefas, quando definidas.

Envolver uma rede de apoio e motivação passa a ser uma ideia interessante, geralmente quando há um compromisso compartilhado, o seguimento se torna mais firme. Isso porque aumenta nossa vontade de realizar o pretendido.

Por isso que quem deseja parar de fumar, por exemplo, quando encontra uma rede de apoio, não de fiscalização, aprofunda o senso de direcionamento desejado. Mas a rede de apoio deve ser bem escolhida, de preferência envolvendo pessoas que motivarão.

Um exemplo envolvendo o trabalho é o de estabelecer horários para atender demandas externas não urgentes, como no horário do almoço.

Combine com amigos próximos e familiares, deixando clara a informação e seus motivos. Algumas empresas trabalham com agendas compartilhadas entre as equipes, se possível, busquem estabelecer momentos fixos para reuniões, diminuindo possíveis distrações no seu período de produção.

O planejamento envolve tempo não apenas de dedicação e mensuração de tarefas, inclui os relacionamentos e seu tempo de lazer, pessoal.

Pois estes aspectos são importantes e fazem parte do todo. Se há negligência nos relacionamentos, provavelmente as tarefas do trabalho sofrerão prejuízos. Pois significarão igualmente demandas, externas, mas que impactam.

É comum que as pessoas levem as preocupações do trabalho para casa, ou devido ao home office, trabalhem em casa e não se desliguem do cenário de produtividade. O círculo familiar passará a observar as ausências ou pouca atenção, gerando conflitos ou pesares íntimos, pois não há espaço ideal para os relacionamentos em si – com o cônjuge ou filhos.

Por fim o lazer, seu momento de distração, é relevante para sua própria produtividade e bem-estar. Deve ser também planejado, este tempo de dedicação.

A sensação de ter aproveitado seja o descanso ou as tarefas que trazem maior tranquilidade, deve ter espaço. Do contrário terá a sensação de que não houve de fato uma pausa na sua semana, vindo a sensação de sobrecarga e desmotivação, antes mesmo de iniciar a semana.

Identifique todas estas necessidades e o quanto se dedica a cada uma, o que pode remanejar para equilibrar o todo. Se faça as perguntas iniciais do texto e reflita, para então planejar com mais facilidade e objetividade as suas semanas.

Deixe seu comentário