Dinheiro pode ser visto como vilão ou aliado, mas a verdade é que todos precisam dele para sobreviver ou viver bons momentos.
Se acaso um mês faltar recursos algum lugar terá de passar apertado: compras, festas, alimentação, prestações. Algum lugar o dinheiro não irá chegar e tentará diminuir as despesas de repente, isso é ruim para sua saúde financeira. Planejar é a melhor saída para quem não sabe ter controle, planejar períodos pode ser essencial para prazos que podem incidir em apertos. Você tem o hábito de economizar?
O brasileiro tem o hábito de poupar. Uma notícia alertou o maior pecado do cidadão do país: cinquenta por cento (um pouco mais) disse gastar mais que ganha nesse período festivo e prefere fazê-lo que pagar uma dívida.
Ninguém gosta de dívidas, mas se as possui precisa ser responsável e quitá-la. Claro que em momentos difíceis, crises, desempregos fica complicado. Entendo. Assim como entendo para quem recebe esses valores cobrá-lo. Se for assinado dando voto de confiança é preciso honrá-lo.
“Devo não nego, pago se puder.” O mercado já entende esse recado, na verdade sempre entendeu. As pessoas possuem sensibilidade em crises, mas qual o remédio para pendências? Como dar a volta por cima? Ninguém te conta para onde o dinheiro vai.
Gastar consciente é bom. Nenhum gasto é interessante. Gasto é perda de valor, receber é melhor. Receitas, ganhar dinheiro. Todo mundo gosta de ganhar dinheiro. Investir é melhor que gastar. Alguns gastos são necessários para mantimento da vida, ok. Mas alguns são desnecessários para a sua vida. Que tal por no papel a realidade?
Quem não gosta de gastar com seus desejos, vontades e caprichos? Mas é preciso ter “feeling” em quando, quanto e para onde gastar e se reflete nas suas metas. Talvez pareça sem graça, sem escrúpulo dizer que é preciso fazer algumas ações, mas lembre-se: é preferível fazer enquanto o dinheiro em seu bolso está sobrando, pois se está bem quando há recurso disponível, ficará bem também quando estará escasso.
E se faltar dinheiro? Calma, se fizer seu planejamento para crises futuras, desemprego, está dando passos à frente para uma “crise esperada”. Não é um mau agouro, é uma manutenção para sua saúde financeira. As pessoas realizam check-up anualmente com exames para saber se está bem fisicamente, porque não fariam também sobre seu bolso?
Mesmo se for pouco nesse momento, não importa, lembre-se que muitos milionários começaram com nada. Motive-se acreditando em sua capacidade e habilidades. Ninguém fala onde gasta, mas tem prazer onde investe. Tenha prazer em gastar também, porém conscientemente.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem