Olá! Hoje eu vou abordar um tema que pode ser pouco conhecido. Você já ouviu falar sobre ganhos secundários? Não? Então continue a leitura até o fim.
Nós nos sabotamos muitas vezes no nosso inconsciente e nem nos damos conta de que fazemos isso. O ganho secundário nada mais é que uma forma da nossa mente nos sabotar.
As vezes fazemos algo ou deixamos de fazer algo devido aos ganhos secundários que temos sobre nós mesmos. Muitos dizem que os ganhos secundários são formas que pessoas encontram para se beneficiarem ao continuarem doentes e ou não buscarem melhorar sua condição ou problema.
Mas a verdade é que não é tao simples assim. As pessoas podem nem perceber que estão agindo com ganhos secundários. Vamos a alguns exemplos:
Uma pessoa que é tímida, se recusa a apresentar um trabalho na frente de um grupo, mesmo que aquilo custe metade da nota.
Qual o ganho secundário aqui? Ela não precisou confrontar seu medo social, mas acabou prejudicada não conseguindo metade da nota.
Outro exemplo: Um homem ficou doente e sua família cuidou dele por um tempo. O ganho secundário dele é ter a atenção da família.
Ou ainda: Uma mulher que estava triste e teve toda atenção dos amigos, e isso a fez se sentir bem, então invés dela focar melhorar e resolver o que levou a sentir aquela tristeza, ela continua focando na tristeza porque tem o ganho secundário de receber aquele carinho e atenção.
As vezes tomamos decisões que nos fazem sentir bem a curto prazo, mas que no fundo, acaba sendo mais prejudicial do que benéfica para nós mesmos.
Você já chegou a se perguntar quais ganhos secundários poderia estar adotando para si mesmo? O que está te dando beneficio de curto prazo que no fundo é mais prejudicial do que benéfico para você? Quais atitudes e comportamentos você tem que podem estar fazendo você a ter esses ganhos secundários?
Busque sempre analisar suas atitudes e ver o que pode ser melhorado em si mesmo! Ganhos secundários infelizmente não irão ajudar no desenvolvimento que você precisa e merece.