Frases que te limitam, somente sua alma pode ser a fonte de seu verdadeiro valor e aceitação

Frases que te limitam, somente sua alma pode ser a fonte de seu verdadeiro valor e aceitação

Introduzo este texto com uma citação de Epícteto filosofo grego que faleceu no ano de 125 a.C.

“Queres deixar de pertencer ao número dos escravos? Rompe tuas correntes e elimina de ti todo temor e todo despeito.”

Antes de mais nada devemos ter em mente do que nos acorrenta. De acordo com o filósofo somente quando rompemos as nossas correntes deixaremos de pertencer à lista de escravos, e faço o seguinte questionamento:

O que te acorrenta? O que te limita? Que frases as pessoas te falam que te impede?

Crenças limitantes existem e se não soubermos como nos livrar delas seremos aprisionados. O seu relacionamento consigo mesmo é baseado no papel que você assumiu nesta vida e nas reações de outras pessoas a esse papel. 

Mas o papel não é real para você. É apenas uma fachada – uma versão vaga e fictícia de sua verdadeira e genuína sabedoria. É como uma lâmpada fluorescente fraca em comparação com os raios brilhantes do sol. 

Não é “ruim”, mas é uma fonte de limitações e isolamento em sua vida. Você criou essa fachada em busca de sua realização e pertencimento, mas por baixo dela existe um desejo poderoso e nobre de comunidade, amor e unidade.

Na maioria das vezes, sua fachada se desenvolveu ao longo do tempo através da linguagem – através do que foi dito sobre você e no que você foi ensinado a acreditar. Tudo o que pais, professores, religião e sociedade repetidamente transmitiram a você através da linguagem forma uma construção invisível enorme e complexa – as palavras que moldam o roteiro do papel que você desempenha na vida. 

“Você não é inteligente o suficiente.”

“Você não está chegando a lugar nenhum.” 

“Você simplesmente não pode se comunicar com as pessoas.” 

“Você não pode comer, isso engorda.”

 Ou, de maneira mais geral, “apenas os fortes sobrevivem”. “A vida é uma luta.” “Coisas assim simplesmente não acontecem com pessoas como nós.” “O dinheiro não cresce em uma árvore.” “Se você se comportar bem, irá para o céu; se comportar mal, irá para o inferno.”

Ou frases aparentemente mais brandas: ” Você é uma garota tão doce e calma que trata os outros com respeito. Você será ótimo … (preencha a lacuna). “Você é um menino tão bom, segue todas as regras. Você será ótimo … (preencha a lacuna).” Você foi afetado com muita precisão e constantemente com essas palavras ao longo do tempo. 

Eles moldaram em parte quem você é hoje, o que pensa de alguma coisa e como se mostra ao mundo. Toda declaração, toda entonação mais leve, todo parâmetro dado a você é um tijolo na estrutura do seu ego, mantido unido pela argamassa do medo. 

Você constantemente preserva sua fachada e tenta torná-la mais receptiva aos outros. Mas, inevitavelmente, o sentimento de inutilidade surge porque você vive sua vida, separado da sua verdadeira natureza e não a conhece. 

Você será ótimo … (preencha a lacuna). “Você é um menino tão bom, segue todas as regras. Você será ótimo … (preencha a lacuna).” Você foi afetado com muita precisão e constantemente com essas palavras ao longo do tempo. Eles moldaram em parte quem você é hoje, o que pensa de alguma coisa e como se mostra ao mundo. 

Toda declaração, toda entonação mais leve, todo parâmetro dado a você é um tijolo na estrutura do seu ego, mantido unido pela argamassa do medo. Você constantemente preserva sua fachada e tenta torná-la mais receptiva aos outros. Mas, inevitavelmente, o sentimento de inutilidade surge porque você vive sua vida, separado da sua verdadeira natureza e não a conhece. Você será ótimo … (preencha a lacuna). “Você é um menino tão bom, segue todas as regras. Você será ótimo … (preencha a lacuna).” Você foi afetado com muita precisão e constantemente com essas palavras ao longo do tempo.

 Eles moldaram em parte quem você é hoje, o que pensa de alguma coisa e como se mostra ao mundo. Toda declaração, toda entonação mais leve, todo parâmetro dado a você é um tijolo na estrutura do seu ego, mantido unido pela argamassa do medo. Você constantemente preserva sua fachada e tenta torná-la mais receptiva aos outros. Mas, inevitavelmente, o sentimento de inutilidade surge porque você vive sua vida, separado da sua verdadeira natureza e não a conhece. Você foi afetado com muita precisão e constantemente com essas palavras ao longo do tempo. 

Você foi afetado com muita precisão e constantemente com essas palavras ao longo do tempo. Eles moldaram em parte quem você é hoje, o que pensa de alguma coisa e como se mostra ao mundo. Toda declaração, toda entonação mais leve, todo parâmetro dado a você é um tijolo na estrutura do seu ego, mantido unido pela argamassa do medo.

 Você constantemente preserva sua fachada e tenta torná-la mais receptiva aos outros. Mas, inevitavelmente, o sentimento de inutilidade surge porque você vive sua vida, separado da sua verdadeira natureza e não a conhece. é um tijolo na estrutura do seu ego que mantém unida a argamassa do medo e do desespero. 

Blessed be…

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário