Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Flores que curam: Uma abordagem sobre a terapia floral

Flores que curam: Uma abordagem sobre a terapia floral

Nascido em 1886, Edward Bach, um renomado médico inglês, foi o grande pesquisador e responsável pela difusão das essências florais que hoje auxiliam um considerável número de terapeutas na reabilitação emocional dos indivíduos em desequilíbrio. Entre os anos de 1930 e 1934 foi capaz de descobrir 38 “remédios” florais e os descreveu, criando os fundamentos de sua nova forma de exercer a medicina.

Durante intensa atuação como médico na I Guerra Mundial, Bach pode observar que os tratamentos similares que eram aplicados a indivíduos portadores da mesma enfermidade eram exitosos para uns e totalmente ineficazes para outros. Ali ele chegou à conclusão de que a saúde mental era um fator importante para o processo de cura do corpo físico dos seres.

As 38 essências descobertas pelo médico-pesquisador supracitado, se dividem em 7 grupos distintos: O medo, a indecisão, a falta de interesse pelas circunstâncias atuais, a solidão, a sensibilidade excessiva a influências e opiniões, o desalento ou desespero e a excessiva preocupação com o bem-estar dos outros.

O método terapêutico das flores tem como norte a atuação sobre as causas dos desequilíbrios emocionais. Cada essência atua sobre a desarmonia apresentada pelo paciente formando a base para a cura dos sintomas físicos provocados pelo desajuste emocional. Os florais agem no plano mais íntimo dos seres.

O poder das flores é tão impressionante, que no ano de 1976, a Organização Mundial de Saúde reconheceu os efeitos positivos provocados pelo uso dos florais. Hoje, é cada vez mais comum a procura pelas terapias alternativas, grupo onde se inserem estas essências. Muitos profissionais estão se especializando e aprofundando seus conhecimentos acerca deste método. A saúde pública brasileira, através do Sistema Único de Saúde, incluiu a terapia floral na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Em muitos estados e municípios do país, a atenção básica oferta estas novas formas de terapia. Atualmente, também temos no Brasil uma pesquisa sobre os Florais da Amazônia. Solicito a leitura do livro: Florais da Amazônia: O Renascimento da Elementoterapia.

O reconhecimento do poder das flores reforça a tese de que podemos encontrar a cura através da natureza. Esta grande Mãe, tão agredida pelo ser humano, nos presenteia com mais uma ferramenta capaz de promover o bem estar físico e emocional dos indivíduos. Encerrando este texto, também recomendo a leitura do livro Os Remédios Florais do Dr. Bach, obra básica para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a energia das flores.

 

Leia nossa indicação e post “Chega de julgamentos, já temos juízes demais neste planeta!”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile