Flexibilidade

Flexibilidade

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Flexibilidade”.

Um mundo em mudança constante nos leva a alterar o modo de pensar, de fazer, de olhar, de observar, de praticar, de conceber. Isso nos exige a capacidade de ser flexível nas ideias, nas práticas, nas percepções, nas concepções. No entanto, há uma diferença significativa entre ser flexível e ser volúvel.

Uma pessoa flexível é capaz de alterar o modo como pensa ou realiza algo. Uma pessoa solúvel é aquela que muda por qualquer coisa, isto é, o vento bate e ela altera a maneira de fazer. Uma pessoa flexível é aquela que, tendo raízes, pode até inclinar-se em outra direção de prática ou de pensamentos. A pessoa solúvel é aquela que está solta, que não tem raízes. Usando uma expressão mais antiga, ter raiz em filosofia é ser radical.

No nosso idioma é usual o termo “radical” ser usado para falar de alguém que pensa de uma forma muito irascível; mas o nome que se dá a isso é sectário, aquele que pensa que só ele pensa certo, é aquele que divide, secciona, separa a si mesmo do restante. Radical é o que tem raízes, porém é capaz de se inclinar em outra direção.

Flexibilidade é uma grande virtude, num mundo de mudança em que não devemos envelhecer as práticas e as ideias. Mas volubilidade, mudar por qualquer coisa, é um vício perigoso. Porque não conduz à segurança da ação.

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário