Fidelidade

Fidelidade

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “fidelidade”.

Ao falarmos em fidelidade, muitos se atêm apenas e tão somente à fidelidade da relação entre pessoas ou na fidelidade exclusiva a um negócio. Mas na mitologia clássica romana havia a figura de Fides, a deusa da palavra da dada. Se há algo que apreciamos nas pessoas, nos governantes, nos candidatos é a ideia de palavra dada, que tem de ser verdadeira, correta. Não pode ser falsa, hipócrita, fingida.

Fides, a deusa lembrada pelos romanos no início do mês de outubro, era a protetora das pessoas no que seria o enunciado da palavra dada. Daí, “fidelidade”. A ideia de alguém que enuncia uma percepção, uma expressão e aquilo corresponde à verdade. Ela não só pensa aquilo, mas também o fará. Isso é algo decisivo.

Vivemos períodos na vida em que desejamos fidelidade. Aliás, para oferecer algum presente à estátua da deusa Fides era necessário colocar uma luva branca ou um lenço branco na mão. “Branco”, em latim, também é “cândido”, que deu origem à palavra “candidato”. Isto é, aquele que demonstra pureza de  intenção, firmeza de propósito, veracidade na palavra dita e, portanto, fidelidade àquilo que anuncia, àquilo que promete.

Que a deusa Fides nos ilumine…

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário