Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Fartura

Fartura

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Fartura”.

Ficamos cheios de preparativos quando há festividades para nossa possibilidade de uma mesa farta. Há uma confusão aí. Um conhecimento farto, uma capacidade farta, uma mesa farta, uma casa farta não é aquela que tem excessos, é aquela em que há uma situação de partilha, aquela na qual, seja a casa, seja a mesa, possa ser partilhada, isto é, auxiliar a gerar mais conforto, mais vida, mais alegria.

Muitos acham que uma mesa abundante é aquela cheia de pratos, numa festividade. Ao contrário, uma mesa abundante é aquela em que já pessoas com as quais se possar repartir aquilo que ali está. Há muitas mesas, por exemplo, em algumas comemorações, alguns jantares, algumas ceias que estarão cheias de coisas e sem nenhum afeto de ninguém que esteja convivendo ali, sem que haja um desejo, de fato, de estar junto.

A fartura não se remete exclusivamente a um excesso de coisas, mas a presença de situações de simpatia, de convivência partilhada, de um modo de estar junto, que signifique abundância de afeto, de prazer, de amorosidade. Podem parecer palavras piegas, mas não tem importância.

O que vale é que não retenhamos a  ideia de fartura apenas no excesso material. Fartura de afeto, isso sim.

 

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile