Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Fama

fama filosofia cortella

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Fama”.

Ser um fã significa falar, tanto que “infantil” é aquele que ainda não fala ou não pode falar. E a fama está marcada pela ideia de reputação, aquilo que se diz de alguém. Há pessoas que são afamadas e pessoas que são difamadas. Afamada é aquela cuja fama, aquilo que dela se diz é positivo, é o que queremos que se fale sobre nós. E existe também a difamação, a fala sobre alguém que deprecia, desqualifica.

Ser célebre aponta um caminho extremamente agradável, quando isso vem por razões positivas, quando encantamos, quando criamos, quando somos lembrados por algo que fez com que as outras pessoas acolhessem a nossa vida, nossa memória, nossa história como algo extremamente louvável.

No entanto, nem sempre a fama vem desse modo.

O pensador Paul Valéry, poeta simbolista, em 1910, na obra Caderno B, diz que “os grandes homens morrem duas vezes, uma vez como homens, outra vez com grandes”.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile