Experiência

Experiência

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Experiência”.

Precisamos pensar o que é um especialista, uma expertise, num mundo de vida apressada. É costumeiro se ter pressa em conseguir as coisas, em obter conhecimento, em obter experiência. Nessa hora, vale a ideia da experiência como um tempo que alguém vivencia praticando algo com intensidade.

O pintor francês Renoir, certa vez estava fazendo um quadro em público, numa praça. Em cinco minutos desenhou um quadro maravilhoso. Um jovem, com vinte e poucos anos, estava ao lado dele e disse:

-Professor, o senhor, que é um mestre nessa arte, poderia me ensinar a pintar:

_Claro.

-Só que eu queria pintar como o senhor, queria fazer este quadro deste modo, em cinco minutos.

-Olha, gastei cinco minutos para fazer este desenho, mas demorei 60 anos para conseguir isso.

Há pessoas que parecem que desenham, fama, escrevem, operaram, cozinham com uma facilidade inacreditável – e o fazem com muita velocidade. E alguns, olhando de fora, imaginam que aquilo aconteceu daquele modo naquele momento.

Não, a experiência vai sendo construída no tempo. Posso até fazer um desenho, escrever um poema, talvez em cinco ou dez minutos. Mas, sem dúvida, isso resulta de uma experiência acumulada por anos ou por décadas. A experiência vem de uma vivência intensa.

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário