“Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”.
Quem é Malala?
Malala, uma ativista paquistanesa que levanta a bandeira da educação de meninas em todo o mundo, e por isso mesmo teve a vida alvejada por extremistas.
Malala Yousafzai nasceu no Paquistão. Seu pai era professor e dono de escolas. Por isso, ela tinha verdadeira paixão pelo conhecimento. Mas, em sua região, era proibido que mulheres estudassem. A trajetória de Malala é conhecida mundialmente desde quando ainda menina com os recursos que sua idade e origem permitiam, alçou a voz em prol da liberdade a educação para as meninas do seu país. Sua voz foi ouvida e quase calada quando em 2012 foi atingida por um tiro à queima roupa, dentro de um ônibus, por um extremista talibã. Lutando pela sobrevivência foi enviada à Inglaterra para tratamento e abrigo desde então.
Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e em 2014 tornou-se a mais jovem vencedora da história do prêmio Nobel da paz.
“Educação é educação. Deveríamos aprender tudo e então escolher qual caminho seguir. Educação não é Oriental nem Ocidental, é humana.”
Eu sou Malala é um livro extraordinário, que além de contar a vida de Malala Yousafzai, nos faz refletir sobre nós mesmos, sobre nossas vidas e nosso papel no mundo. Nos faz pensar no outro e ver que no mundo há gente com problemas de verdade.
Um belo retrato do poder transformador da educação e como a mesma pode ser mais forte do que balas, armas e violência.
Uma leitura para pensar, refletir, aprender, sorrir e se motivar a lutar por um mundo melhor.
Caso tenha interesse, adquira o livro através do link abaixo: