Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Escrúpulo

Escrúpulo

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “escrúpulo”.

Escrúpulo. Palavra forte, necessária, decisiva para nós no dia a dia. Mas, cada vez que se pensa nela, nem sempre se traz à tona a origem que carrega. Scrupulum, em latim, é pequena pedra. Nesse sentido, a ideia de quem tem escrúpulos é de alguém que sente algum incômodo, fica embaraçado. É como se dentro do calçado ficasse uma pedrinha, o tempo todo, que vai marcando, criando uma fustigação, enquanto se caminha, algo que não nos deixa acomodar.

É interessante como muita gente ainda tem bom escrúpulo, isto é, fica incomodado com algumas coisas que estão no dia a dia, com a vida pessoal, com a vida coletiva, com aquilo que já sabe, com aquilo que não sabe, com aquilo que acontece na comunidade, no país, no planeta.

Por outro lado, algumas pessoas não têm nenhum escrúpulo, isto é, nada que as incomode. Supõem que tudo o que fizerem será normal, mesmo que seja um desvio, um atalho ilícito, uma condição de escape que tenha uma fratura ética, algo que possa trazer nojo para a vida.

O poeta Carlos Drummond de Andrade lembrava que “tinha uma pedra no meio do caminho”. Essa pedra precisa ser por nós trazida à tona sempre, como sendo o escrúpulo, ou seja, capacidade de nos incomodarmos com o que não está certo e removê-lo.

Não apenas fingindo. Mas tirando de verdade, com vontade.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile