Segundo o naturalista britânico Charles Darwin, os seres vivos se modificam fisicamente e biologicamente conforme as condições climáticas e geográficas. Mas a maior modificação que a humanidade enfrenta é o seu comportamento.
Estamos na Era de conhecimento, de informação tecnológica e também, a Era da impaciência.
Nós, seres humanos nos tornamos impacientes e intolerantes com frequência. Discutimos por tudo. Brigamos por tudo. Muitas das vezes permanecemos em estado de irritação constante. Se o computador demora alguns segundos para se conectar a internet, nos irritamos. Se o semáforo fica verde e o carro da frente não anda, nos irritamos. Se não obtemos um resultado esperado no tempo mais curto possível, é mais um motivo para a irritação. Isso tudo está associado a falta de paciência que nós adquirimos. Já que a impaciência está associada a incapacidade de tolerar a frustração, irritação e a raiva. É um sentimento que aumenta o nível de estresse, prejudicando a saúde.
Os tempos atuais nos tornaram seres humanos impacientes. Nos tornamos pessoas que querem tudo para ontem. Sem saber esperar, sem avaliar as necessidades e a importâncias das coisas. Vivemos reclamando de tudo e de todos, mas não conseguimos enxergar nossas próprias falhas.
A sociedade valoriza tudo que lhe permita fazer qualquer coisa com maior velocidade. Não sabemos mais esperar. Existe uma urgência em tudo. O conceito de que o tempo acaba e por isso não pode ser perdido, nos causa correria, muita impaciência e estresse. E acabamos vivendo a mercê de prazos e datas.
“A paciência é amarga, mas o seu fruto é doce”. – Jean Jacques Russeau
As pessoas mais impacientes desistem quando se deparam com situações difíceis. Não estão preparadas para enfrentar a caminhada, pois querem garantir resultados imediatos.
Desenvolvemos a paciência praticando, sendo capaz de esperar com calma quando surgem os contratempos. Muitas são as atribulações que nos acompanham ao longo de nossa vida e devemos usar isso para colocarmos em pratica a paciência.
Respire profundamente. Reflita sobre a situação. Deixe que as coisas aconteçam naturalmente. Diminua o rítmo. A paciência é o controle de si mesmo.
Existe um provérbio chinês que diz: “Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida.”
Com paciência alcançamos nosso objetivo e tomamos decisões melhores, reduzindo os erros. Ela nos faz tolerar o fracasso, as provocações, os erros, os atrasos, nossas falhas e as falhas dos outros. É um aprendizado diário e pratica-la torna a vida mais prazerosa.
“Manter a calma e controlar a ansiedade são atitudes primordiais para buscarmos o equilíbrio emocional que nos traz bem-estar e qualidade de vida.”
Leia nossa indicação e post “O valor da amizade”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem