“Não importa por onde eu comecei, pois para lá eu voltarei sempre”
Parmênides nasceu em Eleia, na Magna Grécia, no seio de uma família nobre. Para muitos, foi o principal filósofo pré-socrático, exercendo grande impacto no pensamento de Platão, que o chamava de Grande Parmênides. Suas reflexões sobre o ser constituíram os primeiros passos da ontologia e da lógica.
Parmênides entendia que o equívoco das pessoas e dos demais pensadores era conceder demasiada importância aos dados fornecidos pelos sentidos. Embora também percebesse pela via sensorial a mudança e o movimento no mundo. Parmênides achava contraditório buscar a essência (a arché) naquilo que não é essencial, buscar a permanência naquilo que não permanece (a mudança, o movimento), ou supor que aquilo que é permanente pudesse converter-se em algo impermanente.
Seu grande mérito foi ter reconhecido que nossos sentidos nem sempre estão certos, valorizando a importância de fazer uma interpretação racional do mundo. Parmênides chegou a uma conclusão oposta à do contemporâneo Heráclito. Para ele portanto, a Teoria do Devir não poderia estar certa, porque algo que “é” e “não é” ao mesmo tempo não passa de uma contradição. Não há uma terceira possibilidade, dizia Parmênides. Ou o ser é uma coisa ou não é.
Assim, Parmênides optou por escutar o que lhe dizia a razão – e não os sentidos, que o faziam sentir a mudança – e proclamou que existe o ser e não é concebível sua existência.
O grande Platão o reconheceu como pai espiritual e dedicou a ele um de seus diálogos. A profundidade das ideias e argumentações de Parmênides é considerado até hoje uma das mais ricas da história. E se filosofar já é difícil, imagine deixar as teorias gravadas em formato de poesia. Parmênides o fez. Está tudo registrado em poemas filosóficos (exatamente 154).
Parmênides é considerado o principal nome da escola eleática, um dos últimos movimentos filosóficos do fim da era pré-socrática.
CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte I: Quem foram os pré-socráticos (AQUI)
CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte II : Quem foi Tales de Mileto (AQUI)
CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte III: Quem foi Heráclito de Éfeso (AQUI)
CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte IV: Quem foi Heráclito de Éfeso (AQUI)
CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte V: Quem foi Pitágoras (AQUI)
Leia nossa indicação e post “Maravilha como fonte”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem