Entenda qual é o papel do sono para o nosso organismo

Entenda qual é o papel do sono para o nosso organismo

A maioria de nós seres humanos já ouvimos falar que dormir faz bem para a saúde, porém muitas vezes não paramos para refletir ou pesquisar se realmente tudo o que ouvimos e lemos por aí fazem sentido. Sendo assim, é relevante entendermos qual é o verdadeiro papel do sono para o nosso organismo e como ele impacta em nossa saúde.

Durante a noite o organismo produz hormônios que ajudam a equilibrar o nosso organismo. Destaco por exemplo a produção da melatonina, muito conhecida como o hormônio do sono. Ela é um hormônio produzido em maior quantidade a noite quando dormimos e ajuda a controlar o nosso ciclo circadiano (relógio biológico). Durante o dia com a luz solar, ocorre um processo onde a retina capta a luz solar ou a artificial também, envia estímulos para o núcleo supraquismático que já comunica com a glândula pineal, onde esta entende que deve cessar a produção de melatonina.

 Sendo assim, a boa produção de melatonina acontece durante a noite, quando temos boa qualidade de sono, em ambiente o mais escuro possível quando não há estímulos luminosos (por isso, evite o uso de eletrônicos próximo ao horário que você for dormir). Durante a noite, apresentamos vários picos de melatonina de acordo com os ciclos dos estágios do sono de uma pessoa. Atualmente, estudos estão sendo realizados para verificar a produção e ação da melatonina no trato gastrointestinal, sistema imune, pele.

Quanto aos benefícios da melatonina, ela possui um poderoso efeito antioxidante (eliminando o excesso de radicais livres do organismo) e previne o estresse oxidativo. Quando você tem baixa quantidade de antioxidantes (como a melatonina), o corpo desenvolve o estresse oxidativo, que é um desequilíbrio entre a baixa quantidade de antioxidantes e alta quantidade de radicais livres causando efeitos nocivos à saúde.

Outros benefícios da melatonina são os seus efeitos analgésicos em dor crônica, ajudando a reduzir a dor e ansiedade e é anti-inflamatório também. Ela induz a ter um sono de qualidade, ocasionando num maior relaxamento e disposição no dia seguinte, auxilia no equilíbrio energético, ajuda no combate da obesidade ou sobrepeso, regula a pressão arterial, reduz complicações associadas ao diabetes, aumenta a defesa imunológica do organismo

Atente-se para a sua qualidade do sono, pois o somatório de noites mal dormidas traz sérias consequências para o seu organismo, impactando na sua saúde. As principais consequências são o desencadeamento de depressão, diabetes, dislipidemias, Alzheimer, compromete a memória, provoca alterações do humor, aumenta a sensibilidade à dor, causa dor de cabeça.

Com o envelhecimento, a capacidade de produção desse hormônio tem tendência a reduzir, geralmente a partir dos 50 anos. Então, o ideal é prezarmos pela boa qualidade do sono o quanto antes.

Referências

Melatonina: tudo sobre o hormônio do sono. Veja saúde. Disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/melatonina-tudo-sobre-o-hormonio-do-sono/. Acesso em: 29 set 2021.

Melatonina mais do que um hormônio do sono. Revista Essentia. 11ª.ed. abril, 2017.

Deixe seu comentário