Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Engrandecimento”.
Quando dizemos: “Hoje vou encontrar uma grande pessoa”, evidentemente, o uso dessa expressão não se refere ao tamanho do corpo físico. A ideia de grande pessoa é de pessoa admirável, uma pessoa que queremos seguir, aquela que gostamos de encontrar, de sair, de conversar, de passear, de estar nos momentos de lazer. Estar com grandes pessoas é algo que nos anima ,que nos dá um gosto grande pela capacidade de usar o tempo em vez de perder tempo.
Grandes pessoas nos fazem ganhar tempo em vez de perdê-lo, na medida em que se aproveita ali o que deveria ser aproveitado. No entanto, uma grande pessoa jamais será aquela da qual se ausente a humildade.
Pierre de Marivaux, dramaturgo da França pré-revolucionária, no final do século XVIII, dizia que, “em geral, é preciso reerguer-se para ser grande; basta ficar como está para ser pequeno”.
Uma frase a ser observada. Ser uma grande pessoa não é um estado natural que a pessoa o é, e ao mesmo tempo se conforma, se adapta àquela condição. Uma grande pessoa é alguém capaz de reerguer-se cada vez mais e continuar nesse pensamento ético, nesse crescimento afetivo, nesse crescimento de convivência. Basta ficar como está para diminuir, isto é, para ficar pequeno.
Belo conselho, belo pensamento.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: