Em um mundo de intolerâncias, e preconceitos

Em um mundo de  intolerâncias, e preconceitos

Em um mundo de guerras, intolerâncias, preconceitos, pessoas que morrem e matam em nome de ‘Deus’, entre tantas outras desavenças, eu espero e quero que o amor prevaleça sempre.

Os preconceitos são a razão dos imbecis. Frase do pensador Voltaire

Talvez você meu caro leitor e leitora não saiba , mais diante de tantos acontecimentos terríveis, catástrofes naturais cada vez mais intensas e devastadoras, fica claro que fizemos algo errado, ou estamos fazendo algo de errado , é notório salientar que algo esta errado que até a natureza está em fúria se revoltando contra a humanidade , isso infelizmente não é atoa.

Existe algo no ar, uma sombra misteriosa, uma nuvem negra, uma energia pesada. O vento sussurra um nos quatro canto deste , e eu só consigo pensar que vivemos um tempo de transformação, aonde precisamos melhorar como ser humanos.

O preconceito é o filho da ignorância. Frase do pensador William Hazlitt

O mundo já não é como antes, e o que vem por aí certamente não vai agradar a todos

Você deve estar se perguntando por que falar de coisas ruins e tristes ? Porque precisamos acordar, porque precisamos despertar e fazer a nossa parte.

Eu sei que é quase impossível mudar o mundo, alcançar a igualdade em todos os aspectos, acabar com a fome, preconceito, racismo , com as guerras, enfim, ninguém sozinho faz milagres.

Mas pequenas mudanças, pequenos gestos, podem, e eu sei que terão, um impacto gigante na vida de muitas pessoas.

Um preconceito é uma opinião vaga, sem modos visíveis de suporte.
Frase de pensador Ambrose Bierce


A pergunta é como podemos muda tudo isso ?

Seja menos mal-humorado, menos egoísta, menos ganancioso , menos oportunista , menos materialista. Olhe o ser humano com ternura, independentemente da sua opção sexual, sua cor, seu time de futebol, seu partido político, e suas crenças e de sua religião.
Vamos respeitar quando for impossível amar, vamos entender ao invés de julgar quando algo nos desagradar e for contra os nossos princípios , vamos procura nos coloca no lugar do outro usar a empatia.
Nem eu, nem você, nem ninguém tem o direito, o poder de decidir o que é certo ou errado, então mais amor, mais compreensão, mais esforço para se colocar no lugar do próximo, empatia, muita empatia, e antes que você pense que isso é demagogia, experiente por um dia que seja, ser gentil, fazer o bem a quem precisa, distribuir sorrisos e gestos de bondade, e depois me diga se não faz bem? Me diga se você não se sente uma pessoa melhor?
É disso que o mundo anda precisando. De pessoas melhores, de menos ódio e mais irmandade. Ninguém aqui está lhe pedindo para ser a Madre Teresa, mas se mudarmos alguns hábitos, faremos com certeza a diferença na vida de alguém.

Livrar-se dos preconceitos não é algo tão simples, já que estão interiorizados e continuamente estamos expostos a eles, o que torna esta luta difícil de ganhar. Mas, como sabemos, difícil não é impossível.

O que devemos ter claro é que os preconceitos nos limitam. Eles evitam que abramos nossa mente por completo, que possamos ser realmente “livres” de pensamento.

Como bem diz a própria definição de preconceito, ele se baseia em pressupor e pré-julgar algo que, na realidade, desconhecemos. É algo terrivelmente absurdo. A verdade é que ter e manter preconceitos em nossa mente significa 2 coisas:

Dar algo por certo ou conhecido sem ter motivos e nem fundamentos para isso.
Fazer e pressupor juízos de valor de forma negativa.

Não é verdade que acontece o mesmo quando julgamos uma pessoa antes de conhecê-la? Você já se surpreendeu alguma vez descobrindo que as coisas não eram como você pensava? É isso que acontece com os preconceitos. Não é bom pensar mal de alguém antes da hora: isso nos enche de negatividade.

Apesar de saber tudo isso e observar o quão ridículo pode chegar a ser, continua sendo muito difícil se livrar desses preconceitos que se alojaram em nossa mente.

Como dissemos, é difícil, mas não é impossível, acabar com os preconceitos ou pelo menos mantê-los na linha ainda que nossa personalidade não queira fazer isso. Devemos seguir certas sugestões para acabar com as armadilhas dos preconceitos, para fazê-las cair e não nos deixamos enganar por elas.
Porque os preconceitos nos enganam, nos fazem ver uma realidade que não é correta. Nos fazem acreditar que o que pressupomos é verdade e quando, por exemplo, temos de ir a um bairro novo conhecer alguém, já vamos condicionados a pensar de uma certa maneira. Então, chega de preconceitos!
A igualdade existe: ninguém será igual na forma de se vestir, de ser ou de agir. Não seja o juiz dos outros, já que somos diferentes! Aceite isso e deixe de julgar as pessoas em sua volta.

Você se identificou com os preconceitos? Já tentou alguma vez eliminá-los? Vivemos condicionados e isso é algo que devemos assumir, mas conhecer os preconceitos nos permitirá entendê-los e combatê-los.

Ninguém merece ser julgado com anterioridade, você com certeza não gosta quando acontece contigo. Assim, use a força de vontade e lute contra a armadilha dos preconceitos. Esse é o momento de eliminá-los completamente.

Pense na nessa ideia com carinho, ofereça sempre o seu melhor e não se preocupe com o que vai receber de volta, afinal, cada um oferece aquilo que tem.



Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário