Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Elogio e desaprovação

elogio e desaprovação

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Elogio e desaprovação”.

O elogio é aquilo que faz com que uma obra, um pensamento, uma comida, uma prática possam ser admirados. E isso é dito às pessoas para que elas possam ter prazer em ter desenvolvido aquilo que foi feito.

Mas um elogio só pode ser autêntico quando o autor também tem liberdade para desaprovar o foco. Ou seja, não é alguém que marca sua conduta pela bajulação, pelo elogio fácil, que, em última instância, não exerce uma visão crítica sobre aquilo..

Todos nós, um dia, ouvimos alguma parte da ópera de Rossini, Barbeiro de Sevilha, especialmente a criada para o personagem Fígaro – quem já não cantou até no banheiro, “Fígaro, Fígaro, Fígaroooooo”?

Entretanto, o autor do texto original, não da ópera, é o escritor francês Pierre Beaumarchais. Ao produzir esta peça Fígaro, ele utilizou uma expressão que tem a ver com essa reflexão: “Sem a liberdade de desaprovar, não há elogio lisonjeiro”.

Porque, para que o elogio possa ter  autenticidade, é preciso, quando necessário, admitir também a desaprovação.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile