Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Egocentrismo”.
Egocêntrica é a pessoa centrada no próprio eu, que só consegue olhar para o mundo a partir do próprio umbigo. Não é incomum encontrar pessoas assim na família, na empresa, na universidade. Elas têm uma única referência, tomam a si mesmas como sendo a medida para todas as coisas.
Em 1931, o inglês Aldous Huxley escreveu Admirável mundo novo, a projeção de uma sociedade no futuro que não daria certo, portando, uma distopia. O livro virou filme. Há outros exemplos de filmes baseados em literatura que são distopias, entre eles, Blade Runner e 1984.
Mas Aldous Huxley disse: “Posso simpatizar com as tristezas dos outros, mas não com seus prazeres. Há algo de enfadonho na felicidade de qualquer outra pessoa”.
Esta é uma das expressões do egocentrismo, a de sermos incapazes de simpatizar na totalidade com a felicidade alheia. Parece até meio chato, meio desagradável, quando alguém está expressando com vibração a felicidade perto de nós.
É claro, é necessário prestar atenção também a essa conduta para ela não ser uma manifestação perigosa de egocentrismo.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: