A escola vem assumindo a cada dia um papel que não seria dela. Embora, compartilhe com os pais o compromisso de uma educação para a cidadania, a educação deve vir de casa. Os pais ao passo que querer a todo custo não repetir as mesmas falhas que tiveram em sua educação, ficam inseguros em ser mais severos. E acabam deixando de impor limites nos filhos, dispensando o poder de decisão a terceiros.
Primeiramente , sabemos que educar crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil. Hoje em dia, somos bombardeados por informações que nem sempre são boas. Exemplos de comportamentos desregrados e irresponsáveis invadem nossa casa através da internet.
Limites se ensina em casa
O ritmo em que as informações chega as crianças é acelerado, e os pais nem sempre sabem que tipo de conteúdo estão sendo acessados. Dessa maneira, é preciso que os pais cuidem esta exposição a conteúdo não adequado. Crianças ainda estão em formação e que não sabe diferenciar o que é certo do errado. Por vezes, acabam reproduzindo comportamentos que viram em um programa, ou feito por um ídolo.
Entretanto, nem sempre a presença dos pais é uma opção.O que dificulta esse controle. Na grande maioria das família os pais trabalham fora. A falta de tempo dificulta a interação entre pais e filhos. O que traz mais uma dificuldade em dar limites, pois esta falta acabam por ser compensada, da forma errada. Pais permissivos tentando amenizar um sentimento de culpa que carregam. Mas é preferível cobrar com amor, do que se omitir frente aos erros de conduta.
A falta de limites na relação pais e filhos e o papel da escola
Dar limites é ensinar o que é certo e errado. Este poder que os pais possuem não pode ser deixado de lado ou repassado para a escola. Aos pais cabe ajudar na formação ética deste indivíduo que está em formação.
Quando nos deparamos com uma atitudes indisciplinadas na escola, isto é reflexo de algo que não vai bem. Por vezes, os pais acham que o problema é da escola. E passam esta responsabilidade para a instituição. Ao professor é imposta uma carga grande de responsabilidade que ultrapassa o que cabe a sua profissão. Sendo cobrado até atitudes que a família se sente insegura em fazer.
Acima de tudo, pais e professores devem agir em conjuntos. Sendo a escola um espaço de escuta e acolhida, não apenas um lugar de cobranças. E por sua vez, os pais devem estar abertos a ouvir o que a escola tem a dizer.
Aprender a dizer “Não” e impor limites ajuda na formação ética dos filhos. Esta é uma função muito importante no processo de educação. Tentar estabelecer um relacionamento de confiança com os filhos traz segurança e é um desafio hoje em dia. Por fim, tentar criar um espaço para a escuta com afeto ajuda a estabelecer maior vínculo. Dar limites é parte essencial da educação e é feita com base no afeto que se transmite aos filhos.
Geana Krause
Pedagoga e Escritora
krausegeana@gmail.com
Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem