Embora a leitura possa gerar ganhos significativos na aquisição de novas palavras, assim como na melhora da escrita e da fala, os benefícios da leitura vão muito além disso.
Do ponto de vista da neurociência, a leitura é uma atividade complexa, que envolve pelo menos dois grandes processos: o reconhecimento de palavras e a compreensão da linguagem (Gough e Tunner, 1986). O leitor fluente é capaz de reconhecer com rapidez e acurácia, ou seja, de memória, as palavras e os seus significados. Uma leitura eficiente envolve muitas regiões do cérebro, quando lemos há o estímulo e ativação de processos mentais, tais como a percepção, a memória e o raciocínio. Os neurocientistas afirmam que um dos melhores exercícios para a memória e para manter as capacidades mentais, é a leitura.
É importante frisar que ler e escrever são habilidades aprendidas, portanto, exige muita dedicação.
Um outro aspecto relevante, é a humanização através da leitura. Em um passado não tão distante, a literatura constituía-se como elemento central na estruturação da cultura da sociedade e na formação de seus indivíduos.
Através da leitura é possível nos reencontrarmos com as fontes humanas da nossa existência e assim, nos humanizarmos. E isso porque, em primeiro lugar, nos desperta emoções – ela nos afeta, nos tira do “piloto automático” – nos lembra que estamos vivos. E segundo, porque ela desencadeia um processo de reflexão, como nós nos relacionamos com os saberes dos outros e nos faz refletir sobre empatia e respeito ao próximo.
A literatura apresenta-se como um meio poderoso de conhecimento do humano, e portanto, de autoconhecimento.
Ela nos liberta de nossas maneiras convencionais de pensar a vida.
E no mundo atual, tão dinâmico e tecnológico, desenvolver as capacidades humano faz-se imprescindível. A leitura é capaz de fomentar o desenvolvimento de habilidades, tais como: senso crítico, criatividade, maior qualidade nas relações interpessoais, autodesenvolvimento contínuo, entre outros.
Como disse Leandro Karnal na apresentação do livro: “A literatura como remédio” de Dante Gallian: “Ousem saber. Ousem ler. Comecem a aventura”
Boa leitura!
É possível se desenvolver através da leitura?
19 de maio de 2022 •
