É NECESSÁRIO PARAR E REPENSAR EM SEUS PROJETOS DE VIDA

É NECESSÁRIO PARAR E REPENSAR EM SEUS PROJETOS DE VIDA

Houve diversos acontecimentos ao longo da história na humanidade que afetaram diretamente e indiretamente no País, resultando assim, uma amplitude e variedades de cenários. Muitos irão concluir que tais contextos históricos possibilitaram ser versátil em quaisquer esferas e por outro lado, há indivíduos que apesar de tais avanços o caminhar continua lento, mas não iremos adentrar em tais questões e sim, pensar em nós mesmos – mulheres no mercado de trabalho e projetando sonhos e mudando-os, enfim, encontrando outras possibilidades de ser neste mundo.

Tais transformações evolutivas ao longo dos anos motivaram as mulheres há modificarem seus papeis sociais que outrora era fortemente difundido como: donas de casa, mães e esposas, atualmente, a agarrarem sua própria escolha referente sua sexualidade, seus projetos, ideais, sonhos, desse modo, ganhando seu espaço, claro, que hoje em dia a muito ainda o que conquistar, mas estamos no caminho, direcionando nossos próprios caminhos naquilo que almejamos.

E, direcionar tais caminhos ou modificá-los realmente é uma tarefa árdua e complexa, visto que, há diversas possibilidades a serem trilhados e conquistados, entretanto, cada indivíduo é constituído de forma única e singular, e que precisamente, necessita se olhar, isto é, olhar para si mesmo, se encontrar, para pontuar seus pontos, seus desejos, suas potencialidades, suas habilidades, suas fraquezas, seus medos, sua força, sua aptidão, entre outras. Portanto, este texto tem o intuito de levar o leitor a refletir sobre si mesmo e partir desta, encontrar caminhos a curto e longo prazo para concretização de seus projetos.

Na real, muitas vezes nós (também me incluo) vivemos no automático, saímos de casa bem cedo para ir ao trabalho, e, quando chegamos a casa, tomamos café ou jantamos, dependendo do horário – o tempo não é nosso amigo – pois, estamos perdendo hora para ir para faculdade. Fazemos isto, todos os dias, rezamos para chegar o final de semana e feriados, para descansar, não e não, mas para estudar, fazer trabalhos acadêmicos, entre outras coisas. Assim, vai passando dia após dia, e, não refletimos sobre nossa vida pessoal e nem profissional, muitas vezes fazemos o curso que cabe no bolso, ou aquele que há mais vagas de emprego, ou porque alguém disse que combina com nossa personalidade, entre outros motivos.

No entanto, é de extrema importância se perguntar se o curso que estou fazendo condiz com minhas potencialidades, ou se já passou pela sua cabeça – pois na minha já – Realmente, estou fazendo o curso certo? O que irão pensar se eu comentar que quero trocar de curso ou que não era o que pesava? Devo procurar orientação vocacional profissional? Devo falar para meus pais? Será que ao término do curso encontrarei emprego na área? Se eu trocar novamente de curso irão começar a falar que não sei o que quero da minha vida…, não sou tão nova para ficar pulando de galho em galho, não quero magoar meus pais que sonham em me ver médica, dentista, advogada…, sou velha demais para mudar minha vida profissional e caminhar por outros caminhos…, Muitas incertezas predominam em nossas mentes nos levando a insegurança e muitas vezes a angustia.

Diante disto, caro leitor, faço algumas perguntas e que deve ser respondido de maneira honesta e consciente para depois pensar em outras possibilidades. Então, vamos as perguntas: você gosta e se identifica com seu curso? Já se imaginou qual ramo pretende trabalhar? Já pensou no mercado de trabalho? Já pensou quais são seus pontos fortes e fracos? O que precisa melhorar em você como pessoa e como profissional? Quais os sacrifícios que precisa fazer para alcançar tais coisas? Quais são as suas prioridades neste momento de curta e longa duração de seu projeto? Como você se enxerga daqui 5 anos? Se você é formada e trabalha, mas não quer mais continuar neste ramo, quais caminhos pretende caminhar? Qual sua aptidão? Quais seus medos e inseguranças?  E, se algo não sair o que planejou, quais caminhos seguirá? Quais outras habilidades que tenho que me permite encontrar novos caminhos? Estou preparado para quaisquer situações emergenciais ou mudanças de planos repentinamente?

Todas essas perguntas precisam ser respondidas, e, não significa que a partir destas respostas, terá um caminho concreto a seguir, porque nada na vida é concreto e absoluto, há muitas possibilidades, mas lhe prepara para continuar seu caminho, mudar de caminho, e muitas vezes, com as surpresas na vida, precisa modificar e encontrar outras possibilidades de ser. E, isto não é um retrocesso, ou desistência, ou fracasso, mas, um fortalecimento de seus ideais, de suas crenças, de seus sonhos, de sua personalidade, enfim, pois o mundo quer ver o que tem, mas, você precisa saber quem você é para seguir é modificar os caminhos para se encontrar e assim, encontrar realização em tudo que faz.

Andreza Galdino

Psicóloga e especialista em psicopedagogia.

 

Leia nossa indicação e post “Carreira e família”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário