Distimia: A doença do mau humor

Distimia: A doença do mau humor

Você já conheceu uma pessoa que aparentava um alto índice de mau humor, como se tudo a incomodasse ou a irritasse? Essa pessoa pode ter distimia. Sabe o que é isso? Não? Então fique aqui até o final.

Primeiramente, devo confessar que um dos motivos que me fez escrever sobre o assunto foi o fato da distimia, infelizmente, ser pouco conhecida por muitas pessoas. Com o objetivo de ajudar você, leitor, a entender mais sobre o assunto, vamos sem delonga começar:

A distimia é conhecida como transtorno depressivo persistente, um dos tipos de transtorno de humor; e também é uma forma mais leve de depressão. É importante dizer que essa doença não é só uma pessoa que tem mau humor. As pessoas que sofrem dessa doença, conhecidas como distímicas são pessoas que sofrem com alteração no seu humor, podendo ficar irritadiças e podem ser negativas. Estão sempre insatisfeitas, nada nunca está bom, nada está o suficiente.

As pessoas que tem distimia podem sofrer com falta de energia, tendo sono em excesso ou então insonia. Podem ter o apetite reduzido ou aumentado. Elas podem ter dificuldade de concentração, desanimo, tristeza profunda, além de baixa autoestima e insegurança.

As pessoas com distimia podem começar algo, mas depois perderem a motivação ou não se sentem boas o bastante para realizarem algo; as deixando frustradas e com mais pensamentos negativos.

Qual a diferença entre Distimia e depressão?

A distimia é um tipo mais leve de depressão. A depressão que conhecemos é chamada de transtorno depressivo maior. Ou seja, a distimia é mais leve, porém, seus sintomas são mais prolongados que a depressão; podendo durar anos ou a vida inteira. Já na depressão maior os sintomas são mais intensos, mas de curta ou media duração.

Agora que você sabe as diferenças entre Distimia e depressão, vamos recapitular:

Sintomas:

Os sintomas mais conhecidos da distimia são:

Irritabilidade
Mau humor
Desanimo
Tristeza profunda
Falta de energia
Pensamentos negativos
Alterações no sono e no apetite
Baixa auto estima
Insegurança
Dificuldade em concentração
Inquietação
Sentimentos de culpa, desesperança e inutilidade

Tenho distimia e agora?

Primeiro, você deve ser avaliado por um profissional de psicologia e psiquiatria para ter certeza do seu quadro. Se você tiver distimia, tente fazer atividades que você gosta, por exemplo. Tentar entender o seu estado e como você se sente irá te ajudar no controle da doença, e fazer um tratamento psicológico e lembre-se: você não está sozinho!

Deixe seu comentário