Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “dirigir”.
Quando se dirige uma família, uma empresa, um negócio, uma escola, uma sala de aula, isso tem relação com a direção também de um veículo ou de um carro, por conta da etimologia. Porque o antepositivo indo-europeu reg, de onde vem “dirigir”, significa levar em linha reta, não desviar.
Não é não permitir que saia do traçado, porque isso é ser bitolado. Bitola é o nome que se dá à distância entre os trilhos do trem, por isso bitolado é aquele que não sai daquele trilho.
Dirigir não é ser bitolado, não se desviar da rota traçada. A direção de uma família, de um negócio, de uma empresa, de um sindicato exige clareza de propósitos e firmeza na direção. Firmeza não é inflexibilidade, é a capacidade de não perder o rumo nem o prumo em relação ao que se fará.
Dirigir, no âmbito da gestão, é ser capaz de chegar aonde se estabeleceu, seja no conhecimento, seja no negócio, seja na família, seja no afeto, seja no casamento.
Dirigir: não perder o rumo!
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: