Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Dificuldade percepção

Dificuldade percepção

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Dificuldade percepção”.

Há muitos momentos nos quais não conseguimos perceber as coisas com tanta nitidez e, até, de uma maneira mais direta, achamos que aquilo que deveria acontecer está além da nossa capacidade, e isso porque a nossa percepção está equivocada.

A percepção não é apenas uma impressão imediata, não é apenas algo que eu olho, medito, penso e aí me contente com a superficialidade. A percepção não pode ser rasa. É claro que essa dificuldade conduz a algumas encrencas até no nosso modo de imaginar a possibilidade de ser mais feliz, de ter mais vibração em tudo aquilo que fazemos.

Por exemplo, podemos pensar com Montesquieu, um político e pensador francês, autor da clássica obra O espírito das leis, que desde o século XVIII nos serve como referência para se falar em separações de poderes, naquilo que John Locke, no qual ele se inspirou, houvera antes construído quando se fala hoje de autonomia dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Montesquieu tinha cadernos em que fazia anotações, e num deles ele escreveu: “Se a gente quisesse ser apenas feliz, isso não seria difícil, mas a gente quer ficar mais feliz do que os outros; e isso é quase sempre difícil, porque nós achamos que os outros são mais felizes do que são”.

E essa percepção, que pode estar desviada, dificulta em nós a possibilidade de uma felicidade, de uma vibração mais intensa.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile