Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Dezembro também se comemora o solstício de Verão, sabá Listha

Texto: Aline de Alencar Rosa

Muitos cristãos celebram o mês de dezembro o natal que é uma época muito boa de festividades e união em família, mas também neste mês se é comemorado solstício de verão ou  festival de  Listha que é um sabá celebrado pela antiga religião. A data deste sabá varia de 20 a 23 de dezembro, dependendo do ano no calendário gregoriano. 

As celebrações do solstício de verão foram realizadas ao longo da história. Enquanto algumas culturas dedicavam essa época do ano ao Divino, outras viam como uma oportunidade de acolher o equilíbrio entre a luz do sol e as trevas que eventualmente chegariam. Celebre Litha, ou Solstício de Verão, com fogo e água e encontre o equilíbrio em sua própria vida. A palavra “solstício” é da palavra latina  solstitium , que literalmente se traduz em “o sol fica parado”.

O que é o sabá Listha?

Muitas culturas antigas marcaram essa data como significativa, e o conceito de adoração ao sol é quase tão antigo quanto a própria humanidade. Nas sociedades que eram primariamente agrícolas e dependiam do sol para a vida e o sustento, não é de surpreender que o sol tenha se deificado. Embora muitas pessoas hoje possam aproveitar o dia para descansar, ir à praia ou trabalhar de bronzeado, para nossos ancestrais o solstício de verão foi um período de grande importância espiritual.

Dependendo do seu caminho espiritual individual, existem muitas maneiras diferentes de celebrar Litha, mas o foco está quase sempre em celebrar o poder do sol.

 É a época do ano em que as plantações estão crescendo com entusiasmo e a terra aqueceu. Podemos passar longas tardes ensolaradas curtindo o ar livre e voltando à natureza sob as longas horas do dia. Quase todas as sociedades agrícolas nos tempos antigos  marcaram o ponto alto do verão de alguma forma. Nesta data o sol atinge seu zênite no céu.  É o dia mais longo do ano, e o ponto em que o sol parece ficar ali sem se mexer .

Hoje em dia para os pagãos contemporâneos, este é um dia de poder interior e brilho. Encontre um local tranqüilo e medite nas trevas e na luz, tanto no mundo quanto em sua vida pessoal. Celebre a virada da Roda do Ano com fogo e água, noite e dia, e outros símbolos da oposição da luz e da escuridão.

Esta é uma época do ano de brilho e calor. As culturas estão crescendo em seus campos com o calor do sol, mas podem precisar de água para mantê-las vivas. O poder do sol no solstício de verão é o mais potente e a terra é fértil com a generosidade da vida crescente.

Dezembro para muitas culturas é um mês de meditação e reflexão e a comemoração de Listha está entre estas comemorações.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile