Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Desigualdade é sua Indiferença Social, que não tem faz melhor que ninguém

CENÁRIOS SOCIAIS

Diante do vão da desigualdade e da indiferença social, existem comunidades inteiras de egos elevados em busca de igualdade.
Representando modéstias falsas e orgulhos exacerbados, em um cenário absurdo, frio de sentimento e brutal.


Existem dois mundos desiguais que se cruzam sem comunhão, neles, multidões nunca se acenam e quase nunca se tocam.


Estão todos dentro de um panorama de vida real, vivendo uma existência sem amor e sem emoção , misturada com a razão.
Diante de uma grande aglomeração de vidas humanas, existem numerosos contrastes bastante explícitos, como ;
De um lado – a abundância, o desperdício, e a esperteza desonesta, luxuria, ostentação exagerada , e corrupção, orgulho , soberba , ganancia pelo dinheiro.


E do outro – a doença, a fome, a nudez e vidas insanas, miseráveis e destruição, pobreza, humilhação , descriminação , preconceito.
Nos personagens reais que atuam nas entrelinhas da vida,
Existe uma fome que grita eloquente através dos pobres desvalidos de muitas comunidades.


Mas do outro lado, dos Jardins , ninguém ouve esse grito! Estão todos surdos , ou se fazem de surdos , e cegos para não enxergar a nossa realidade , poderia resumir isso em pura maldade, não digo da humanidade , mas de uma sociedade egoísta , mesquinha , oportunista e capitalista.
Enquanto por outro lado ,ainda existem aqueles que não sabem mais o que é o viver,
Eles vegetam no campo árido de seu propósito apenas em busca da existência da vida , que por sinal levam uma vida dura , trabalham, trabalham ; dão duro apenas para ganhar um salario minimo, e ainda são explorados pela burguesia que os impede de chegar a nível social.
Sem nenhuma consciência real, sem nada mais desejar para si.
Da vida que levam, e do ar que respiram, vivem sem nada a compreender, mais calma meu amigo leitor , o pensador aqui vai ser sua voz , mediante este exposto quero expressa o que sempre achei sobre a desigualdade social , de um modo mais complexo quero fazer menção sobre o posicionamento refratário vindo da parte mais abastada da sociedade, a qualquer medida que tente diminuir essa desigualdade promovendo inclusão, acesso a educação, emprego pleno e um pouco (não precisa ser muito) de distribuição de renda, que gerasse esse desequilíbrio (cada vez maior) entre pobres e ricos dentro de nossa sociedade.


É notório , que ainda vemos o desequilíbrio, esse que faz com que pessoas para conseguir morar menos longe do trabalho se amontoem em espaços reduzidos sem o mínimo de infraestrutura, para alguns chamados de comunidades , para outros taxados de favelados.


Existe ainda uma grande multidão que quer fazer o bem, mas que infelizmente não tem acesso a politicas públicas do País , mesmo porque o governo controla negar informação , controla o povo pela ganancia do dinheiro.


Mas eu pensador , tenho a informação , minha arma minha ideologia, uma filosofia de vida, uma caneta na mão para me esquiva de todo mal , refletir nesse inferno , tenho que fazer a minha parte , tenho que ser um espelho também. pra quem ta chegando pode conta com alguém , o caminho da verdade é difícil eu sei , para quem não saber errou , por escolhe um atalho , aonde a desigualdade persiste.


No entanto, dentro desse exposto é importante destacar o que disse o Politico e Protestante Nelson Mandela que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”


Eu pensador digo o quanto é difícil suporta , derramo o meu suo e sei valorizar , no limite da humildade , faço o meu espaço , em meio a desigualdade social me considero um H.AÇO , enquanto muitos culpam os pais por ser assim , ainda dizem vocês fizeram muito pouco por mim , mas a cena que eu vejo aqui , é os mais pobre de chama de senhor , que horror , igual a todo politico que esta no poder, não sabe quanto custa o pão para sobreviver, não sabe o que é difícil , não tem dificuldade , não sabe o que é difícil viver distante da cidade eu pensador sei.


Muitas dessas pessoas por não terem condições de transporte digno para irem e voltaram de seu local de trabalho passam a buscar alternativas para estar menos longe. Assim surgem algumas comunidades chamadas “favelas”. Não é só isso que faz esse surgimento. Existem tantas sociedades no consumismo inconsciente.


A pergunta é caro leitores estamos todos juntos no mesmo barco ?
Diante do espelho exposto na face do irmão, vejo várias crianças que não vão para escola, isso reflete no alto nível da falta de educação , por outro lado se tornam alienados manipulados pela televisão.
Ninguém consegue ver a si mesmo, nem se reconhecer como família, tipo “A preta linda que não olha no espelho. Tem vergonha do nariz, da boca e o cabelo…”


E todos vivem numa crença preenchida por delírios, um super herói com apenas 12 anos, feliz da vida porque conseguiu um cano , a desigualdade social é isso , é como ver a piveta que já tem um pivete , que até já da mamadeira , em meio a correria da comunidade, ei talvez ela se esquecer ? Ambição auto gral tipo apocalipse final , eu pensador neste assunto não consigo fica na moral. Sabemos que existe diferença entre o bem e o mal.


Mas por que a diferença entre ricos e pobres?

Será que este mundo é de certo de humanos ou de modo animal.
Vejo famílias inteiras caindo na vala , perdendo a resistência , e o pesadelo não para , não posso da as costas se o problema mora aqui , não vou fugir , e nem fingir que não vir , nem um play boy folgado , tipo aquele empresario vai rir de mim , tenho uma meta a seguir sou fruto daqui , se for para somar meu leitores podem vim. Se você faz parte deste mundo, que batalha pela igualdade de todos seja bem vindo ao mundo real.


É notório enfatizar , que a desigualdade social é ruim, e em alguns países chega a ser escandalosa como no Brasil. Mas controlada pela ganância dos poucos que detêm a riqueza do mundo, poderíamos dizer que a desigualdade social em níveis mais baixos é benéfica ao ser humano. É preciso que haja desnível tanto em conhecimento como em poder aquisitivo para que aquele que se acha em nível mais baixo se esforce para alcançar o que está acima. Vejo a desigualdade social moderada como propulsora do progresso. No dia em que todos tiverem tudo igual e deterem o mesmo conhecimento, vai ser uma estagnação total deste sistema falido ultrapassado.


Sabemos que capitalismo sobrevive graças a desigualdade social, graças as diferenças econômicas, o que equilibra o capitalismo escraviza a espécie humana, que necessita do capital para suprir as suas necessidades.


É fato que existem muitas discrepâncias no mundo, com destaque para a desigualdade social, que é extremamente perniciosa. Contudo, não podemos esquecer a dura realidade política atual do nosso País. Muitas nações enfrentam instabilidades econômica devido essa Pandemia mundial, por outro ainda vemos regimes ditatoriais ou democracias parcamente desenvolvidas, que também trazem consigo inúmeros problemas. É consternante ver povos de todas as partes da mundo , sem voz ativa, representatividade e participação alguma na condução administrativa dos seus países. O poder, nas mãos infames e desonrosas, gera a própria desigualdade e inúmeros outros prejuízos sociais.


Eu pensador confesso que sempre tive esse espírito de ajudar na prática, com palavras de consolo, sei que infelizmente isso não ajudar muito, e também não resolve o problema de ninguém.
Mas hodiernamente , neste cenário antagônico , sabemos que os contrastes sociais são responsáveis por tantas desigualdades raciais, étnicas e interculturais. Mesmo em tempos pós-emancipação quem tem muita melanina, na maioria das vezes, é olhado de canto, é temido. Julgado e culpado. Prostrado à marginalização e banalidade. Jogado à sorte do destino. É triste ver que muitos são obrigados a sobreviver com pouca coisa, enquanto poucos riem e fazem de tudo um circo, vivendo bem e muito bem, “com muitas coisas.
Precipuamente nosso conflitos éticos e morais, eventos políticos, fragilidade econômica, desigualdades sociais, subserviência institucional e crise de identidade cívica são filhos bastardos de nossa inépcia em reconhecer a relevância da Educação na construção de um projeto de nação para combater a desigualdade Social.


Diante disso, eu pensador me declaro , contra o poder da desigualdade eu sou a pedra no sapato, sem marra , sem mentira , incerteza sem falha , me considero um centravante nessa grande batalha contra a desigualdade Social.
Ainda temos um longo caminho pela frente e eu não tenho solução para tudo. Mas, ainda acredito que uma sociedade mais coletiva e menos individualista possa existir, vou te dizer que nasci cresci na zona norte de São Paulo , aqui é periferia extrema problema , não me entrego ao sistema igual muitos por ai , meu pensamento é sério , pode conferir aqui , ao contrario de você , sem motivos para rir , vou seguir na rima , expressando esse contaste social , na consciência então , aqui é só palavra de paz , sem violência , não gasto meu tempo , e não jogo fora , se fosse uma musica diria , assim vem comigo na trilha sonora. Para vocês que falam mal na favela , dos pretas e das pretas que vivem nela , no farol é nítido ver a sequela , o pobre passa em frente seu carro , você fechar a janela , eles falam mal de você que assistir a te ver, por outo lado te entrega o álcool e o tabaco para você morrer, na sequência nos impura a imprudência , na violência nos empurra o seu preconceito e a sua descriminação junto a sua maldade , incoerência só cego não ver , meu povo é pobre , revista , jornais, sites , livros não ler , não entendem não tem informação , não estuda nada muda , muitos não tem acesso educação.


Em meio ao caos político do Brasil, desigualdade social, casos de corrupção, desvalorização do trabalhador, supervalorização totalmente irregular de poderes políticos, fraudes, ganância, vaidade, luxúria, abstinência, a máscara do tal pensamento do desinteressante domina parte da sociedade; e pelo menos ainda somos livres para pensar. Só no dia de São Nunca será possível unir todas as pessoas dessa nação.
A desigualdade social transforma a vida dos cidadãos em uma corrida cuja distância a percorrer e obstáculos não são os mesmos para todos.


Eles sabiam que a desigualdade social ia trazer guerra, sabiam que os desprovidos de conhecimento iam ter medo de se opor, um povo unido e educado nunca esteve nos planos deles, cada elo que aqui se une e cada conhecimento que é obtido, é uma ameaça a eles.


A desigualdade social como um abismo que separa os que ostentam e os que nada têm… sintoma de uma sociedade extremamente doente e egocêntrica, com valores distorcidos. Quero destacar uma frase do pensador Olavo Bilac que diz “Os livros não matam a fome, não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo, mas consolam as almas, e fazem-nos sonhar”

“Estamos em um país onde todos são iguais, mas vivemos submergidos em total desigualdade social”

De forma que o grande Filosofo Aristóteles em uns dos seus pensamentos chegar a comparar que ” Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile