A nossa vida é cheia de desafios. Já chegamos ao mundo desafiados a aprender a nos alimentar, nos comunicar, a andar e a nos relacionar ; o que me parece o maior dos desafios que carregamos por uma vida inteira.
E eu me pergunto: quem nos impôs tantos desafios? Vieram de forma natural ou é algo imposto pela sociedade?
A cada novo desafio que aparece, também surge em nós o espírito de superação. Superar nossos desafios já é um grande desafio!
Um desafio de que gosto muito é o desafio de sermos nós mesmos. Cada dia que passa, se torna mais difícil ser simplesmente o que somos, pois a vida social exige que estejamos sempre vestidos de uma armadura artificial para que sejamos cada vez mais parecidos uns com os outros, não admitindo muita diversidade em nosso meio social. Portanto ser autêntico pode ser danoso e até considerado ofensivo e constrangedor para os que se enquadram perfeitamente na posição de não autênticos. A liberdade de ser como se é, faz com que muitos que não o são, talvez por falta de coragem, a criar um novo desafio que é o de se relacionar bem com as outras pessoas.
A forma de viver ou de pensar do outro pode ser desafiadora para quem, não consegue compreender o valor da diversidade. E daí surge mais um novo desafio: o de compreender e ser compreendido. Tarefa que hoje está cada vez mais difícil de acontecer, pois as pessoas estão muito voltadas a si mesmas ao invés do próximo.
O desafio de ser feliz também é um desafio e tanto e confunde-se muito ser feliz com ser bem sucedido. Nem sempre o que almejamos nos traz a verdadeira felicidade e muitas vezes desejamos ser felizes mas sem ao menos saber o que nos traria esta real felicidade. Bens materiais, sede de poder, casamento, emprego dos sonhos… Nem sempre estas conquistas ou realizações que são normalmente confundidas com a felicidade, nos fazem felizes. Isso porque não passam de conquistas. Trazem uma certa alegria, euforia, felicidade momentânea ao serem conquistadas ou ter seus desejos alcançados, realizados; mas não passam disso: de prazeres momentâneos aos quais o homem estará sempre em busca de mais, numa busca incessante por uma felicidade que não está nesse caminho. Porém este é um desafio deveras estimulante e na maioria das vezes a pessoa só se dá conta de que apenas perdeu seu tempo com coisas erradas, tarde demais.
Outro desafio que está um tanto quanto desafiador hoje em dia é manter a cabeça no lugar. Com tanta exaltação, informações e desinformações, os ânimos estão desenfreados e manter o emocional equilibrado com todos esses martelos emocionais martelando nossa cabeça todos os dias, nos mostra o quanto é difícil para nosso cérebro assimilar tudo isso. Então, manter a mente saudável também me parece um grande desafio agora.
O tempo! Quem já ousou desafiar o tempo? Mas é o que mais temos feito nos últimos tempos! Queremos tempo para nós, mas o deixamos escapar pelos dedos todos os dias. Quando nos damos conta o dia já passou, o mês, o ano! O tempo, esse sim é uma relíquia preciosa que poucos conseguem ter. Existem muitas frases como: dar tempo ao tempo ou o tempo cura todas as coisas… mas até para isso precisamos de tempo! E poucos têm.
Saber usar bem o seu tempo é um desafio de altíssimo nível, pois apesar do tempo estar tão escasso, desperdiçá-lo é uma arte que a maioria das pessoas têm feito muito bem.
Mas falando em desafio, o nosso maior desafio atual é o de sobreviver. Diante de cenários de violência, crises políticas e no meio de uma pandemia, sim sobreviver vai entrar como o desafio número um para hoje. Desafio de controlar um vírus mutante, desafio de salvar a população, desafio de manter os hospitais funcionando, desafio de manter nossos empregos, desafio de ter o que comer para os que estão desempregados, desafio do médico e sua equipe se manter de pé todos os dias, desafio de pegar uma lotação sem se contaminar, desafio de convencer às pessoas de que é necessário neste momento o afastamento social… Sobreviver abrange todos esses desafios entre tantos outros também.
Diante de todos os fatos, desafie -se ainda assim, a levantar bem todos os dias e levar um pouco de alegria e fazer deste mundo, um mundo melhor!