Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Depressão não é frescura: Digo isso pois luto contra ela

Depressão não é frescura Digo isso pois luto contra ela

Hoje vou tratar o mal do século!!! a  DEPRESSÃO. Estou aqui para dizer neste texto que depressão não é frescura e é por experiência própria que digo isso. Já estava pensando escrever este artigo, mas ontem ao fazer um desabafo para um grupo de amigos. Decidi descrever aqui o que me aconteceu e o que eu passo no momento.

Não escrevi antes por medo de preconceito, mas quem não passou por depressão ainda terá alguém na própria família que terá. Só quem vive ou tem alguém por perto poderá ter uma noção de tudo que isso envolve.(quem sabe até você possa vir a ter infelizmente) não desejo isso a ninguém.

Quando iniciou

Em 2010 comecei a me sentir diferente por questão e modo ao qual eu era tratado na empresa onde trabalho. No começo eu apenas via tudo como apenas um stress que iria passar rapidamente.

Durante anos a situação foi piorando na empresa e com isso o psicológico foi sendo abalado cada vez mais.

Adquiri síndrome do pânico e não conseguia frequentar mais filas e não dormia mais. Resolvi então ir em um psiquiatra, mas não tive coragem de tomar o remédio. Tudo isso por puro preconceito e por não aceitar que eu precisava de ajuda.

Durante este tempo aconteceram vários problemas que não vou escrever aqui pois se não irá virar um textão. Em agosto de 2016 decidi procurar ajuda psicológica, percebi que desde o ano de 2010 eu tinha perdido minha essência.

A Depressão chegou

Iniciei o tratamento bem no período que a empresa que eu trabalho passava por mudanças no modo de trabalho e também estava sendo alterada a chefia.
No fim de agosto eu não conseguia trabalhar normalmente, o stress tomou conta, tive alopecia areata(queda de cabelo na região próximo a nuca) falta de sono, fortes crises de ansiedade e não conseguia mais ficar em ambientes com mais de 4 pessoas(poderia até ser pessoas da minhas familia que eu não conseguia ficar próximo). 





E A DEPRESSÃO PROFUNDA CHEGOU.

O tratamento

Em um belo dia já me medicando e que eu achei que tudo estava ok, tive sensação que iria desmaiar enquanto dirigia e ao chegar em uma das lojas que eu faço atendimento eu TRAVEI! NÃO CONSEGUIA ENTRAR NA LOJA E MUITO MENOS LIGAR MEU CARRO PARA IR EMBORA, foi preciso um amigo meu ir me acompanhar e ficar conversando comigo durante quase 2 horas até que eu tivesse condições de dirigir e ali naquele momento decidi me afastar do trabalho pois não tinha condições sequer para dirigir.

Troquei meu antidepressivo, só que a neurologista que foi uma baita de uma má profissional me passou um antidepressivo para aquele tipo de ‘depressivo que não tem vontade de fazer nada'(aqueles que ficam só nos quartos e não saem de casa ou simplesmente do próprio quarto) este remédio me tirou o sono de vez e juntando a minhas crises de ansiedade eu vivi as piores semanas de minha vida.

A neurologista me abandonou no momento que eu mais precisava e de última hora tive que me humilhar para achar um psiquiatra urgente. Felizmente consegui atendimento para 48 horas depois e finalmente fui atendido por uma médica profissional que me passou o que eu sempre precisei e que a neuro” não me receitou, um ansiolítico juntando ao primeiro antidepressivo que tomei. Após tomar o remédio, no outro dia minha vida já estava normalizando.

Tive quedas, não é da noite para o dia que tudo está resolvido. É preciso muito auto-controle, acompanhamento psicológico e psiquiátrico para então começar a colocar tudo nos trilhos.

Alinhando minha vida após a depressão

Após 1 ano do “surto” que eu tive, ainda luto contra a doença.  Estou otimista que logo vou sair dessa, não estou mal mas também não estou 100% recuperado.

Caso você tenha um amigo ou até você mesmo esteja passando por depressão ou pelos problemas como stress, crise de ansiedade busque tratamento antes de piorar e chegar no fundo do poço como eu cheguei. DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA.

Se você precisar de psicólogo e psiquiatra você deve ir, se for um problema inicial de depressão talvez em menos de 6 meses o seu tratamento esteja finalizado e você de volta a vida normal. NADA é para sempre e você pode optar por se sabotar e não ir ao médico com medo do que os outros vão dizer ou então enfrentar seus preconceitos e tratar de sua saúde que é a coisa mais importante em sua vida.

Eu estou em processo de mudança espiritual e estou confiante que eu irei me estabelecer a qualquer momento.

Todo depressivo precisa de apoio e agradeço a Deus por 4 pessoas que foram os pilares de minha recuperação. Até hoje me ajudam a estar me recuperando como eu estou.

Sugestão de artigo: Leia PROCRASTINAÇÃO E SUAS EXPLICAÇÕES COM A PSICOLOGIA




Sair da versão mobile