Esta semana assisti uma reportagem que falava sobre os “Dilly Plate”, que são garçons robôs que servem as pessoas. Robôs inteligentes usados para o bem da humanidade. Outros assuntos que envolve sobre essa nova tecnologia , foi o avanço das máquinas em inovações na robótica,em a criação de próteses mecânicas como por os braços biônicos.
Ao ver a reportagem e ler sobre esses assuntos ,veio em minha mente uma única palavra Cyberpunk !
Será que estamos caminhando rumo à realidade cyberpunk? Podemos dizer que tentar definir o cyberpunk é uma tarefa difícil, em suma, cyberpunk refere-se a uma cultura e um gênero.
Podemos separar a uma definição básica de cyberpunk, dissecando a própria palavra, Cyber refere-se à tecnologia, e é mais freqüentemente associado ao ciberespaço e aprimoramentos cibernéticos ao corpo.
Cyberpunk é um subgênero de ficção científica em um cenário futurista que tende a focar em uma “combinação de baixa e alta tecnologia ” com avanços tecnológicos e científicos avançados, como inteligência artificial e cibernética , justapostos com um grau de colapso ou radical mudança na ordem social .

De um lado, você tem mega-corporações poderosas e forças de segurança privadas e, do outro, você tem o submundo sombrio e arenoso do comércio ilegal, gangues, drogas e vícios. entre tudo isso está a política, a corrupção e a agitação social.
Outro conceito que podemos extrair do cyberpunk é que ele é também uma cultura com atitude e um estilo distinto,anti-autoritário, avesso à marca, versado em tecnologia; estas são apenas algumas das qualidades que você pode encontrar em um cyberpunk.Mas isso também pode se referir a outras tecnologias, como a biotecnologia e a nanotecnologia, por exemplo. Punk, por outro lado, refere-se às pessoas e à atitude que o cyberpunk tem.

Focando nas origens , a cultura cyberpunk começou como um movimento literário, mas tornou-se um organismo subcultural. “o que é o cyberpunk?” é uma questão complexa e de múltiplas camadas, cuja resposta está sempre mudando à medida que a subcultura e nossa percepção do futuro mudam. os tentáculos, que começaram na palavra escrita, se infiltraram além do cinema em todas as formas de arte, moda e filosofia gerando uma subcultura abrangente e crescente.

A alta tecnologia e baixa vida é o conceito principal de Cyberpunk, podemos dizer também que a realidade está rumo ao que a ficção nos apresenta, pois a tecnologia está evoluindo de forma exponencial , e enquanto as pessoas? Será que as pessoas estão realmente tendo qualidade de vida? A baixa vida pode ser vista como horas e horas em redes sociais, distanciamento no contato humano, frieza e falta de diálogo.Pessoas passam mais tempo com máquinas do que com pessoas. Como serão nossas próximas gerações com tanta tecnologia para absorver?

Cyberpunk é isso “alta tecnologia e pessoas sem qualidade de vida” .Será que estamos rumo a esta realidade?
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem