Curiosidades sobre a Romã

Curiosidades sobre a Romã

Sempre no início do ano sempre ouvirmos falar sobre simpatias que envolvem o uso da Romã.Mas desconhecemos a origem deste exótica fruta.

Podemos dizer que nos tempos antigos, a maçã da romã era considerada um símbolo de fertilidade por causa de suas inúmeras sementes. Além de muitas lendas, há algo verdadeiro nesse fruto que continua até hoje. 

De antiga data a romã é considerada nativa da Pérsia, mas sempre foi abundantemente cultivada no Mediterrâneo. As romãs foram trazidas para a Espanha pelos mouros no início do século IX. A fruta, que foi rapidamente adotada lá, tem o nome de Granada e da província, e a imagem da romã está no brasão nacional da Espanha. Nas Ilhas Britânicas, a primeira árvore de romã foi plantada pelo infame rei Henrique VIII. O nome da granada, o blazer explosivo inventado pelos franceses, baseava-se precisamente no conteúdo das sementes de romã.

No entanto, membros das tropas formadas em 1791 para usar a nova arma começaram a ser chamados de granadeiros. O remanescente de flores supremamente decorativas, que só pode ser admirado no cultivo de frutas, inspirou a criação da primeira coroa de rei da história.

De acordo com a classificação botânica, a romã é uma fruta de até 10 cm de diâmetro e até 0,5 kg de aparência, semelhante a uma cebola redonda e uma maçã. A cor da fruta varia do marrom amarelado ao vermelho escarlate. A pele comestível e comestível de romã é lisa e tem até 5 mm de espessura. O conteúdo vermelho brilhante da fruta é dividido em setores por membranas amareladas não comestíveis. Os setores estão cheios de sementes, estimadas em até 700. Cada pequena semente vermelha ou enegrecida é coberta com polpa vermelha brilhante.

A romã é usada na indústria para fazer suco vermelho profundo com bom gosto. Em casa, você pode rolar vigorosamente toda a fruta inteira sobre uma base dura e depois fazer um buraco na fruta para sugar o suco com o canudo. Além disso, após a rolagem, um pedaço cônico pode ser cortado da parte do eixo e o suco formado espremido. A fruta também pode ser cortada transversalmente, amarrando os dois hemisférios em uma gaze dupla para segurar as sementes e espremendo o suco . 

Para usar uma romã, use cuidadosamente uma faca afiada para remover os restos de flores das frutas e corte a casca o mais fino possível (para não esmagar as sementes) longitudinalmente em quatro setores. Dobre a fruta entre as mãos ao longo das linhas de corte primeiro pela metade e depois por quatro. Aperte cada setor de cabeça para baixo com os dedos, para que as sementes se projetem e se afastem facilmente da casca e das membranas. 

Em um corte transversal, as sementes também podem ser colhidas. Quando consumidas, as sementes podem ser lembradas da carne, mas é melhor comê-las com uma embalagem deliciosamente agridoce, pois são ricas em fibras.

Além de fibras e um rico buquê de vitaminas, os cientistas encontraram grandes quantidades de polifenóis na forma de taninos que atuam como antioxidantes. Os efeitos benéficos da romã na prevenção de doenças cardiovasculares já foram demonstrados em ensaios clínicos. Os benefícios do suco na prevenção do câncer de próstata agora estão sendo investigados.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário