Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Cuide de si mesmo, e não da vida dos outros

Texto: Aline de Alencar Rosa

No que vocês estão pensando? Vocês estão cuidando só de suas vidas ou  estão mais equivocados na vida de outras pessoas? Você usa sua inteligência para nutrir seus sonhos ou criticar os outros?

Michael Foucault  em um de seus ensaios faz a seguinte afirmação muito interessante sobre cuidar de si mesmo:

“O preceito segundo o qual convém ocupar-se consigo mesmo é em todo caso um imperativo que circula entre numerosas doutrinas diferentes; ele também tomou a forma de uma atitude, de uma maneira de se comportar, impregnou formas de viver; desenvolveu-se em procedimentos, em práticas e em receitas que eram refletidas, desenvolvidas, aperfeiçoadas e ensinadas; ele constitui assim uma prática social, dando lugar a relações interindividuais, a trocas e comunicações e até mesmo a instituições; ele proporcionou, enfim, um certo modo de conhecimento e a elaboração de um saber.”

Cuidar de si mesmo de acordo com o filosofo é uma atitude,uma forma de se comportar, também uma atitude social, mas quando ele diz isso ele não faz menção em cuidar da vida dos outros!

Devemos fazer isso sem interferir na vida dos demais. Quanto mais feliz uma pessoa é internamente e mais recompensadora é a vida de uma pessoa, menos interesse ela tem em chamar atenção para pessoas e tópicos para criticar, ressentir ou menosprezar. Este também é o caso de pensamentos altos “silenciosos” martelando em sua cabeça.

Ocasionalmente, quando me vejo focando mais em algo que não seja criar minha própria vida, pergunto-me: “Para onde e para quem minha energia flui agora?”

Quando recebo a resposta de que ela flui para outro lugar do que para a vida, ela age como água fria para a fenda, porque o que é necessário para alimentar a atenção de outra pessoa é que ela pode estar se alimentando com alguma atividade útil.

Os grandes sonhos de sua família e de você mesmo são aqueles que você precisa se alimentar! Lembre-se sempre disso quando deixar a consciência e parar de  cuidar da vida dos outros.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile