Texto : Aline de Alencar Rosa.
Quem nunca se deparou com um indivíduo que aparece todo serelepe diante de você, chega rindo mesmo quando você não está feliz e lhe faz um elogio, isso de certa forma é agradável, pois eleva seu animo, contudo… Logo após elogiar lhe pede alguma coisa.
Bem essa é a vida dos bajuladores, eles sempre dizem coisas agradáveis às pessoas para conseguirem algo em troca, temos que nos prevenir contra esse tipo de gente.Pois o bajulador nada mais é que um oportunista.
Recomendo que leiam os textos do filosofo grego Plutaco nascido em 46 d.C em seu livro “Como distinguir um amigo de um adulador” apresenta uma frase muito sabia sobre esse assunto, ela é profunda e objetiva.
“E que os piolhos afastam‑se dos moribundos, e abandonam os corpos, uma vez esgotado o sangue de que se alimentam.”
Encima desta afirmação podemos perceber que enquanto temos algo para oferecer ao bajulador ele continuará lhe rondando como um abutre em busca de coisas ou oportunidades, temos que cortar o mal pela raiz e nos afastar pois não é saudável conviver com esse tipo de gente.
Também dentro deste assunto podemos destacar uma incrível fábula de Esopo “A raposa e o corvo” de uma nos demonstra como um bajulador se comporta, de maneira vil e hipócrita

“Um corvo roubou um queijo, e com ele no bico foi pousar em uma árvore. Uma raposa, atraída cheiro, desejou logo comer o queijo; mas como! A árvore era alta, e o corvo tem asas, e sabe voar.
Recorreu pois a raposa às suas manhas:
– Bons dias, meu amo, disse; quanto folgo de o ver assim belo e nédio. Certo entre o povo aligero não há quem o iguale. Dizem que o rouxinol o excede, porque canta; pois eu afirmo que V. Exa. não canta porque não quer; se o quisesse, desbancaria a todos os rouxinóis.
Ufano por se ver com tanta justiça apreciado, o corvo quis mostrar que também cantava, e logo que abriu o bico, caiu-lhe o queijo. A raposa o apanhou, e, safa, disse:
– Adeus, Sr. Corvo, aprenda a desconfiar das adulações, e não lhe ficará cara a lição pelo preço desse queijo.”
Essa fábula é uma das que mais admiro, ela nos ensina de maneira simples a realidade.Toda vez que uma pessoa se aproximar de você com elogios tenha cuidado, não generalizando mas devemos nos prevenir para o nosso próprio bem estar.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem