Crítica: Será o melhor método de solucionar um problema

Crítica: Será o melhor método de solucionar um problema

“A crítica é fútil, porque coloca um homem na defensiva, e comumente, faz com que ele se esforce para justificar-se.” Aqui inicio esse texto, antes de entrarmos em um debate no qual envolve o seguinte argumento: NÃO DEVEMOS LIGAR PARA AS CRITICAS! Perceba o que Dale Carnegie em seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” ele não vai se pautar sobre esse ponto de vista. Iremos nos pautar na reação da pessoa, do ser humano.

“Através da crítica não operamos mudanças duradouras e consequentemente ocorre o ressentimento” Mais uma citação advinda do primeiro capítulo do livro. Imagine que você é gerente de uma lanchonete e nesta mesma lanchonete tem um número considerável de empregados e um deles está lavando muito mal a louça, em compensação é um bom atende e limpa muito bem o chão.

Agora imagine a seguinte situação: a louça está mal lavada, você deve encontrar o responsável para tentar corrigir o erro. Como abordaria? O xingaria? Brigaria ou conversaria com ele? Entende que a melhor é tão óbvia? Porém, mesmo assim as pessoas não a escolhem.

“O ressentimento que as críticas geram podem desmoralizar os empregados, os membros de uma família e os amigos, e ainda assim não melhorar a situação que tem se condenado.” Como conseguir bons resultados do seu empregado então? Solte um elogio sobre como ele faz um bom trabalho nas vendas e sua limpeza do chão, pergunte se ele precisa de que alguém o ajude ou o auxilie no trabalho da louça, perceba o resultado depois. Converse primeiro, dê a ele uma chance, mostre que ele é importante para a empresa e ele fará um bom trabalho.

A crítica não dá frutos bons, o elogio, a ajuda, o sentimento de importância, transforma um ser humano em ser humano, em gente.

Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário