Quem já sofreu ou conviveu com alguém que teve depressão sabe como essa doença é de fato muito difícil. A pessoa que sofre com depressão perde a vontade até mesmo de se divertir ou levantar da cama. A doença é grave e precisa de tratamento com psicólogo e psiquiatra. No entanto, estudos sobre o assunto comprovam que ter cães é extremamente benéfico para o desenvolvimento do tratamento. Se quiser saber mais sobre as raças de cães mais companheiras para quem tem depressão, então acompanhe a leitura!
Porém, escolher uma raça de cão para ajudar é diferente de outras que são mais para o lazer. Qualquer cachorro pode fazer toda a diferença numa situação dessa, entretanto tem cachorros mais adequados.
Isso acontece porque essas raças se encaixam nas necessidades de uma pessoa com depressão, pois são mais companheiras, exigem muito carinho e não são muito independentes.
Esses fatores contribuem positivamente para o bem estar da pessoa depressiva, pois o ato de cuidar de outro ser vivo e assumir suas responsabilidades, além de receber e dar amor incondicional, é de suma importância para a recuperação da depressão.
Raças indicadas
Cavalier King Charles Spaniel é uma raça muito carinhosa e facilmente educável, sendo ótima para apartamentos por serem de um tamanho pequeno e que não te exigirem muito. O único contra deles é que podem ter problemas no coração.
O Pug é um cachorrinho muito engraçado e com temperamento dócil e otimista, adora uma brincadeira e tem bastante energia, mas não é de fazer bagunça até mesmo pelo seu tamanho pequeno, sendo ótimo para apartamento. Entretanto, soltam muitos pelos e costumam ter problemas respiratórios.
Staffordshire Bull Terrier é um cachorro forte de estatura média e muitos acham que são violentos ou malvados, mas não, são muito brincalhões e extremamente dóceis, sua alegria é contagiante. Além disso, não soltam pelos e não precisam ser tosados.
O Poodle é bem famoso e todos gostam dele, é uma raça muito carente e precisa que seus donos estejam com ele o tempo inteiro. É muito adaptável ao ambiente onde está, por isso são ótimos para famílias. Seus pelos requerem uma tosa profissional, sendo um custo a mais.
O vira-lata também pode ser um bom companheiro, eles são obedientes e super amáveis, lhe retribui esse carinho todos os dias.
Fonte: Escola Educação