CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES

CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES

A cidade onde você vive é sustentável? Possui planejamento urbano? Como saber se a cidade onde habito está dentro dos parâmetros?

Podemos dizer que cidades sustentáveis, ou sustentabilidade urbana é uma cidade projetada considerando  impacto social, econômico, ambiental, e habitat resiliente para as populações existentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de experimentarem o mesmo. Estas cidades são habitadas por pessoas que se dedicam para a minimização dos insumos necessários de energia, água, alimentos, resíduos, produção de calor, poluição do ar, metano , e poluição da água. 

Não existe uma definição completamente acordada sobre o que uma cidade sustentável deveria ser ou um paradigma completamente acordado para quais tipos componentes deveriam ser incluídos. Geralmente, os especialistas em desenvolvimento urbano concordam que uma cidade sustentável deve atender às necessidades do presente sem sacrificar a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. 

A ambigüidade dentro dessa idéia leva a uma grande variação em termos de como as cidades realizam suas tentativas de se tornarem sustentáveis.

Idealmente, uma cidade sustentável cria um modo de vida duradouro nos quatro domínios da ecologia, economia, política e cultura.  No entanto, uma cidade minimamente sustentável deve primeiramente se alimentar com uma dependência sustentável da área rural circundante. Em segundo lugar, deve poder alimentar-se de fontes renováveis ​​de energia. 

Alguns estudiosos do campo da geografia e urbanismo afirmam que as cidades socialmente sustentáveis ​​devem ser eqüitativas, diversificadas, conectadas e democráticas, e devem proporcionar uma boa qualidade de vida.

Um outro conceito que podemos considerar de  cidade sustentável é que ela alimentar-se com o mínimo de dependência da paisagem circundante e se alimenta  com fontes renováveis ​​de energia. 

O ponto crucial é criar a maior  pegada ecológica possível e produzir a menor quantidade de poluição possível para usar a terra de maneira eficiente; compostar materiais usados, reciclá-los ou converter resíduos em energia e, assim, a contribuição geral da cidade para as mudanças climáticas será mínima, se tais práticas forem cumpridas.

Especialistas estimam de acordo com suas pesquisas  que mais de 50% da população mundial agora vive em cidades e áreas urbanas. Essas grandes comunidades oferecem desafios e oportunidades para os ambientalmente conscientes desenvolvedores.

Agora para se viver em uma cidade sustentável devemos entender profundamente esses conceitos e aplicá-los, infelizmente as cidades Brasileiras estão distantes em atingir esses pré- requisitos são de primordial importância que a sociedade tenha a informação e a educação necessária sobre essas questões, pois somente desta forma a nossa sociedade alcançará qualidade de vida.

 

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário