Complexo de Atlas

Complexo de Atlas

Segundo a mitologia grega, Atlas carregava o mundo nas costas.
O ‘Complexo de Atlas’ é a tendência instintiva em acumular responsabilidades e tensões em cima dos ombros, ou seja, “carregar o (seu) mundo nas costas”. A pessoa que sofre com isso, também tem o hábito de abraçar funções suas e de terceiros e dificuldade em dividi-las por medo do outro não dar conta ou por achar que apenas ele dará conta e assim ficando sobrecarregado.

Esse complexo traz tanto malefícios psíquicos quanto fisiológicos. Envolvendo desde a tensão mental, dores de cabeça, estresse, até nervosismo, intranquilidade, tensão e dor no pescoço, tensão generalizada, bruxismo e sono irregular.

Vencer o Atlas que existe dentro de nós não é simples. São exercícios diários. Como tudo na vida, isso também é um processo.

Atividades físicas ajudam, pois liberam adrenalina e elevam a endorfina e dopamina (hormônios do bem estar). A psicoterapia também é bem vinda pois ajuda a pessoa a enxergar por um novo ângulo o seu dia a dia, sua história e suas questões, podendo assim organizar sua mente e evitar o adoecimento psíquico que pode evoluir para uma síndrome de burnout, caso não seja devidamente tratada.

Desde muito tempo na letra de “Hey Jude” os Beatles já diziam “don’t carry the world upon your shoulders” (“Não carregue o mundo nos seus ombros). E nós deveríamos adotar isso pra vida, em prol da nossa saúde.
Tenha mais carinho pelo seu emocional.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário