Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Como uma família deve ajudar um dependente químico?

Descobrir que tem um familiar dependente químico não é fácil. Dia após dia a convivência vai ficando cada vez mais difícil e aos poucos a família vai sendo destruída pelo vício.

Os estragos que as drogas fazem na vida de um dependente químico não atingem só a ele, mas a toda a sua família e tudo a sua volta. Diante de uma situação como essa, o que a família deve fazer para ajudar essa pessoa?

Esse post tem o intuito auxiliar você que se encontra em uma situação parecida. Queremos te ajudar para que saiba como amparar um dependente químico em sua família.

Medidas que a família de um dependente químico deve tomar

A dependência química é uma doença e quem usa a substância dificilmente reconhece isso, o que acaba impedindo que se busque ajuda ou se queira tratar.

O papel da família é importante nesse aspecto, pois é ela que deve tomar a decisão de internar o ente querido o mais rápido possível. Quanto mais rápido a doença for tratada, melhores serão os resultados do tratamento.

Antes de buscar ajuda, existem algumas medidas que a família pode tomar para tentar melhorar esse quadro.

Evitar julgamentos: A pior forma de agir com um dependente químico, é com julgamentos e condenações. A pessoa está doente e não se julga ou condena indivíduos em tais condições.

Intervenção

Intervir é a melhor forma de ajudar. É uma decisão muito difícil de ser tomada, especialmente quando o dependente não está de acordo, mas é extremamente necessária.

Fonte: Grupo Recomeço

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile