Como promover seu próprio bem-estar

Como promover seu próprio bem-estar

Por vezes, podemos nos sentir enfraquecidos ou desanimados por diferentes circunstâncias na vida. O que importa é, como diz a canção “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, mas… será que é tão fácil assim? Bem, certamente não custa tentar dar uma melhorada para nosso bem-estar físico e emocional. Experimente estas dicas para manter o equilíbrio ou se reequilibrar, caso esta seja a sua necessidade.

1. Valorize-se:

Trate-se com gentileza e respeito e evite a autocrítica. Reserve tempo para seus hobbies e projetos favoritos ou amplie seus horizontes. Então, leia bons livros, escute mais música, plante uma pequena horta, tente se exercitar, aprenda a tocar um instrumento ou dedique-se a uma causa.

2. Cuide do seu corpo:

Cuidar de si mesmo fisicamente pode melhorar sua saúde mental. Tenha certeza de:

  • Comer refeições nutritivas.
  • Beba muita água.
  • Tente caminhar ou fazer novas atividades físicas, para diminuir a depressão e ansiedade e melhorar o humor.
  • Melhore a qualidade do sono, tentando dormir horas suficientes. Além disso, os pesquisadores acreditam que a falta de sono contribui para um alto índice de depressão em diversas faixas etárias. 

3. Cerque-se de boas pessoas:

Pessoas com fortes conexões familiares ou sociais geralmente são mais saudáveis ​​do que aquelas que não têm uma rede de apoio. Faça planos com familiares e amigos que o apóiem, ou busque atividades onde você possa conhecer novas pessoas, como um clube ou grupo de apoio.

4. Pratique a caridade:

Ofereça seu tempo e energia para ajudar outra pessoa. Você se sentirá bem em fazer algo tangível para ajudar alguém que precisa. Ademais, é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas. 

5. Aprenda a lidar com o estresse:

Goste ou não, o estresse faz parte da vida. Pratique boas habilidades de enfrentamento: faça meditação, dê uma caminhada pela natureza, brinque com seu animal de estimação ou tente escrever um diário para reduzir o estresse. Além disso, lembre-se de sorrir e ver o humor na vida. Com efeito, pesquisas mostram que o riso pode estimular o sistema imunológico, aliviar a dor, relaxar o corpo e reduzir o estresse.

6. Acalme sua mente:

Experimente meditação ou oração. Os exercícios de relaxamento podem melhorar seu estado de espírito e sua perspectiva de vida. Enfim, pesquisas mostram que a meditação pode ajudá-lo a se sentir calmo e aumentar os efeitos terapêuticos. 

7. Estabeleça metas reais:

Decida o que você deseja alcançar profissionalmente e pessoalmente. Se possível, escreva as etapas necessárias para atingir seus objetivos. No entanto, seja realista e não idealize coisas impossíveis. Dessa forma, você terá uma enorme sensação de realização e autoestima à medida que progride em direção ao seu objetivo. 

8. Quebre a monotonia:

Embora nossas rotinas nos tornem mais eficientes e aumentem nossos sentimentos de segurança, uma pequena mudança de ritmo pode nos estimular. Por exemplo, altere seu caminho, veja novos programas de TV, dê um passeio em um parque diferente ou mude, de maneira simples, a decoração de sua casa.

9. Evite álcool e outras drogas:

Mantenha o uso de álcool ao mínimo e evite outras drogas. Às vezes, as pessoas usam álcool e outras drogas para “se automedicar” ou “aliviar as más sensações”, mas, na realidade, só agravam os problemas. 

10. Obtenha ajuda quando precisar:

Buscar ajuda é um sinal de força – não de fraqueza. Contudo é importante lembrar que o tratamento é eficaz. Pessoas que recebem cuidados adequados podem se recuperar de doenças mentais e vícios. Ainda mais, podem levar uma vida plena e gratificante. Assim, busque apoio de familiares ou amigos . Sobretudo, não hesite em procurar ajuda especializada de um psicólogo ou médico.

Deixe seu comentário