Jean Jacques Rousseau um dos mais consideráveis filósofos do iluminismo fez uma impecável afirmação sobre razão e sentimento:
“Se é a razão que faz o homem, é o sentimento que o conduz.”
De acordo com o filósofo são os sentimentos que nos conduz.Entretanto se analisamos profundamente sobre o real significado deste conceito podemos fazer o seguinte questionamento:
O que acontece quando reprimimos os nossos sentimentos?
Sentimentos diferentes, positivos e negativos, são uma parte natural da vida humana. É importante ser capaz de viver com eles e pensar claramente por si mesmo. Se você suprime e evita conscientemente uma emoção, ela pode se tornar um fator perturbador na vida e nos relacionamentos. Como aprender a experimentar seus sentimentos de maneira saudável?
Vejo com freqüência alguns exemplos de como o sentimento parece ser completamente estranho a uma pessoa. Vejam as afirmações abaixo:
“Oh, eu não me lembro da última vez que fiquei com raiva.”
“Eu não sei nada que me deixou tão triste que deveria ter chorado.”
“Não há ciúmes de nós.”

O mais comum é que escondemos raiva ou tristeza. Não há necessidade de olhar muito longe, eu era um exemplo perfeito de como alguém pode esconder um sentimento. Escondi a raiva, esse sentimento não existia para mim até os 22 anos de idade. Substituí-lo por outro sentimento em seu lugar . Sempre foi realmente fácil para mim ficar com raiva. Em algum lugar do subconsciente havia um certo conhecimento de que a raiva mostrava minha força e tristeza minha fraqueza. E então era importante para mim ser forte, porque eu sempre poderia lidar com tudo sozinha.
Claro, eu também me beneficiei.
Raiva é o sentimento que nos ajuda a fazer mudanças em nossas vidas, a começar algo novo.
Dá ímpeto e a força necessária para fazê-lo. É por isso que temos raiva – a raiva mostra que algo na minha vida me incomoda e precisa de uma mudança. Há uma mensagem por trás disso. Infelizmente, não ouvi as mensagens de tristeza, então minha escala emocional estava desequilibrada e, silenciosamente, começou a afetar minha maneira de viver. Em algum momento, com episódios de enxaquecas, tensão constante nos ombros e, é claro, consumo excessivo de café e dieta não saudável.
Como a raiva, todo sentimento possui algum beneficio. Sentir é a mensagem da nossa alma. Se é um sentimento positivo, é como um semáforo verde que indica que você está no caminho certo – vá!
Quando existe um chamado sentimento negativo, é como um sinal vermelho no semáforo. A mensagem chega até nós: “Pare e pense, o que torna esse sentimento desagradável, que tipo de mudança sua vida precisa?”
Onde essa ignorância de sentimentos começa em nós?
Devemos mergulhar profundamente até a fonte do problema. Quando uma criança nasce, ela não sabe o que é “eu” e só começa a aprender onde termina e as outras pessoas começam. Se durante esse período alguns sentimentos são muito difíceis de lidar, a criança começa a fingir que esses sentimentos não estão dentro dele. Claro, esses sentimentos não desaparecem, ele ainda os percebe, eles estão perto dele, ele parece transferi-los para outra pessoa. É assim que as projeções são criadas. Agora ele sente que o mundo ao seu redor é mau e um pouco mais perigoso (nesse estágio, o mundo dele é principalmente formado por sua mãe ou pai). No entanto, se com o tempo a criança perceber que os pais não têm medo desses sentimentos, ela ainda terá a coragem de aceitar esses sentimentos e aprenderá a lidar com eles.
Ocultar sentimentos pode começar com um evento traumático que é muito doloroso para lidar. É mais fácil ignorar esse sentimento. Deve-se ter em mente aqui que esse evento traumático pode ter acontecido conosco em uma idade bastante precoce e, portanto, pode ser um evento aparentemente trivial hoje. Não podemos avaliar o impacto do evento com nossa compreensão atual do trauma. Por exemplo, a criança ficou com raiva, seguida por uma grande explosão, o que deixou a mãe com raiva. Talvez minha mãe tenha dito algo como: “Oh, eu não agüento mais!”. Na mesma noite, a mãe viaja por alguns dias, por exemplo, para ver sua mãe doente, e a criança fica em casa com o pai. Talvez não exista mais uma mãe e a criança tire uma conclusão completamente não relacionada – eu estava com raiva, a mãe saiu agora – não estou mais com raiva.
Como regra, no entanto, há processos mais longos por trás da ocultação de sentimentos, apenas aprendemos esse comportamento com nossos pais.
Mas analisando meu comportamento passado, percebi que já tinha esse hábito. Entre as lembranças, encontrei exemplos de como lidar com o bullying na escola primária e a tristeza suprimida na escola primária quando não conseguia pegar meus patins pessoais ou um gato. Hoje, com minhas escavações, cheguei ao ponto em que minha mãe tentou me salvar por não demonstrar tristeza.
De fato, toda família tem sentimentos envergonhados e inaceitáveis, e é assim que ouvem:
Ex: menino chorando – “Os homens não choram!”
Ex: garota com raiva – “As meninas não agem assim, sejam educadas!”
Muitas vezes, as palavras nem são necessárias. Ignorar sentimentos na família é como um acordo sem palavras entre todos – todos fingem não perceber nenhum sentimento. É armazenado como uma crença em nosso subconsciente quando criança, e nem percebemos que ignoramos alguns sentimentos, é tão natural.

Então, por que é tão importante sentir todos os sentimentos?
Seria tão bom viver se não houvesse sentimentos negativos. Mas como eu já escrevi com essa criança, esses sentimentos realmente não desaparecem.
Eles se espremem em todos os lugares e se sinalizam de maneiras diferentes.
Esses sentimentos dentro de nós estão começando a ser expressos em nossos relacionamentos como uma oportunidade. Em nossa sociedade civilizada e decente, viver uma vida saudável é geralmente o maior problema. Quando suprimo minha raiva, muitas pessoas com raiva podem entrar na minha vida que vivem esse sentimento em mim. Como ninguém pode reprimir qualquer sentimento indefinidamente, de tempos em tempos uma pessoa sofre sérias explosões, geralmente em relação aos nossos filhos mais próximos e, muitas vezes, também aos mais vulneráveis ou crianças.
Dessa forma, também podemos começar a nos satisfazer com cigarros, álcool ou alimentos (alimentos crocantes em caso de raiva). Ao suprimir a raiva por um longo período de tempo, é extremamente difícil para o corpo, porque a raiva desencadeia processos químicos muito fortes em nosso corpo (pode-se dizer a mais forte das emoções). Assim, a supressão a longo prazo da raiva pode resultar em pressão alta.
Ao experimentar sentimentos, é útil aprender com crianças que ainda não se enquadraram. Recentemente, vi um anjo em um vestido rosa, com cerca de 3 anos, no shopping, que estava torcendo e gritando no chão do centro. Os pais estavam em demanda e não se atreviam a olhar para ninguém. Por último, tudo ao seu redor não foi perturbado, ele foi completamente aprofundado por sua emoção. Levou apenas um minuto ou dois para esta pequena criatura se levantar e em um momento seu rosto já estava cheio de piadas e como se nada tivesse acontecido. Havia uma clara frustração duradoura no rosto dos pais. A criança sentiu seus sentimentos adequadamente, mas os pais tentaram suprimi-los, e assim a criança completou com sucesso seu processo e ficou feliz em seguir em frente. Claro, como esta criança, eu não recomendo que você jogue no chão em qualquer lugar, não é isso,
Uma das maneiras mais rápidas e fáceis de se sentir saudável é:
Sinta como é o que está sentindo no momento e tente dar um nome a ela como (tristeza, raiva, vergonha, ciúmes) etc.Então sinta onde você o sente em seu corpo – todo sentimento é fisicamente expresso em nosso corpo, por exemplo, como calor, frio, tensão ou outra sensação física
Imagine qual a cor desse sentimento em seu corpo e observe-a por um tempo
então imagine que formato é esse sentimento e siga-o e deixe esse sentimento crescer e apenas sinta esse sentimento .
Se é uma questão de culpa, vergonha ou medo, você pode levantá-los depois de imaginar a forma. Então olhe para esse sentimento e decida o que fará com essa forma. Você pode remodelá-lo da maneira que desejar e, por exemplo, mandá-lo embora ou destruí-lo de alguma forma.
Como regra, leva apenas alguns minutos para experimentar esse sentimento, é claro que leva mais tempo no começo. Certifique-se de pensar no que aconteceu antes desse sentimento. O que é que você precisa mudar em sua vida para que esse sentimento não volte. Existe algo que você possa fazer sobre isso hoje? Pensam e reflitam sobre isso.
Blessed be
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem