Caro leitor,
Às vezes nos damos conta de que estamos em uma relação que não vale mais a pena ser mantida.
Uma relação em que não tem futuro, não tem crescimento.
Causa mágoas, discórdias, nos sentimos desvalorizados pela outra pessoa e então chegamos a conclusão de que aquilo não faz bem e precisa terminar.
Ou num cenário pior, a outra pessoa termina o relacionamento repentinamente. Levando em conta de que mesmo assim ainda nutrimos um sentimento pela pessoa, mas conclui que não tem mais volta, o jeito é seguir em frente e esquecer.
E a primeira coisa que vem à cabeça é: Como?
Como esquecer aquela pessoa que fez parte da sua vida por tanto tempo?
Como seguir adiante seu caminho?
Como encarar a solidão e ficar sozinho?
Esquecer alguém que por tempos fez parte de sua vida, foi seu amor em determinado momento ou ainda é, parece extremamente desafiador e às vezes até uma tarefa impossível de se fazer. A tristeza pelo fim e a falta que sentimos nos consome e causa enorme tristeza. Usar do seu artifício de ser racional vai ajudar bastante. Não é para tentar solucionar algum resquício de problema que possa ter ficado, nem ficar repassando mentalmente tudo que aconteceu. É para esquecer!
E como simplesmente esquecer?
Diante disto, a pior coisa que podemos pensar é que não haverá outra pessoa. Sabemos que somos seres únicos mas relacionamentos também são únicos e focar o pensamento no que causou a dor da separação e não na ilusão que criamos para esse relacionamento já é um passo adiante para o esquecimento.
Para que seja possível esse passo adiante descrito acima, primeiro é necessário ter uma aceitação dos fatos. Enxergar que o futuro daquela relação não está só em suas mãos, mas também precisa ser alimentado pela outra pessoa. E se o outro não está fazendo isso, aceitar o fim daquele ciclo em sua vida é um grande passo. Esqueça a culpa, não nomeie culpados, pois isso apenas alimenta revoltas. Apenas aceite o fim de um ciclo.
A filosofia estóica nos dá uma força quanto a esse tipo de aceitação, quando nos ensina que não devemos gastar nossa energia com eventos externos, aqueles que não dependem somente do nosso controle. Nossos pensamentos, desejos, opiniões estão sob o nosso controle, mas um relacionamento depende da vontade de duas pessoas e não somente da sua vontade. Portanto, o melhor a se fazer é aceitar a circunstância a qual se encontra nesse momento e focar suas energias em se refazer e seguir em frente.
Um exemplo é canalizar seus pensamentos na observação de infinitas possibilidades e chances que ainda tem de um novo relacionamento que esteja em conformidade com seus interesses.
Apesar de todas as possibilidades, esquecer alguém não é fácil. Se a vida está te obrigando a encarar esse desafio, se prepare e abrace a causa! Uma frase que parece óbvia mas levando ela a sério, causa um efeito enorme é:
“Para esquecer é necessário não lembrar”
Ao considerar essa pequena frase como um mantra e levá-la ao pé da letra irá ajudar muito! Desconsiderar e se desconectar de tudo que o leve a se lembrar daquela pessoa, esse é o sentido correto da frase. Me refiro a desfazer de objetos e até se distanciar de pessoas que possam te trazer notícias da outra pessoa. Assuma um novo mundo em que ela não faça parte de nenhuma maneira. Pelo menos por um tempo, até que se sinta forte suficiente para lidar novamente com sua presença. Se todos os esforços não foram suficientes, procure ajuda especializada. Mas lembre-se que sua vida é muito importante e ninguém deve ficar ligado a outra pessoa que não lhe faça bem.Se alguém te causa mais tristezas que alegrias, essa pessoa não merece estar em sua vida; pois a vida precisa ser feliz e celebrada!
*conselhos de quem precisou (com sucesso) por diversas vezes esquecer.