Como escolher o melhor profissional de saúde para te acompanhar?

Como escolher o melhor profissional de saúde para te acompanhar?

Você já pode ter ficado em dúvida alguma vez sobre qual profissional consultar quando precisou de algum tratamento de saúde. Se não passou por essa situação, já pode ter solicitado a alguém alguma indicação. Ou ainda, já pode ter jogado no Google o nome do profissional que tinha a consulta marcada para verificar o que aparecia.

O fato é que quando falamos em saúde, precisamos mesmo estar atentos a diversos fatores que podem ser determinantes para o sucesso do tratamento. Especialmente se tratando de profissionais como psicólogos, nutricionistas e psiquiatras, pois geralmente, o tratamento nessas áreas acontece de forma continua, ou seja, você não irá consultar somente uma vez.

Ao longo de 5 anos de experiência clínica, percebi que alguns tratamentos são encerrados prematuramente ou sofrem interrupções por fatores que poderiam ser melhores previstos no momento da escolha do profissional. Por isso, elegi três critérios para que você esteja atento na hora de fazer sua escolha.

O primeiro deles, diz respeito à confiabilidade. Quem já não ouviu falar do médico que não era médico e atendeu meses até ser descoberto? Então, busque verificar se o nutricionista, médico ou psicólogo está qualificado para te atender. Veja se ele possui formação, se está inscrito em algum órgão, como conselho de classe, se possui registro profissional. Busque informações! Você confiará sua vida a ele. Busque também referências com pessoas que já foram atendidas por ele

Em segundo lugar, verifique a acessibilidade. Esse profissional é uma pessoa acessível? É uma pessoa que te esclarece dúvidas, que divide contigo o plano de tratamento e te explica sua condição de uma maneira clara? Essa dúvida você pode esclarecer através das famosas indicações, ou, no primeiro encontro com ele. Ainda sobre acessibilidade, temos a questão de espaço físico, no caso de o atendimento ser presencial. Como será o deslocamento até onde você precisa ir? Ter de se deslocar durante horas pode ser um dificultador. Existe acessibilidade na agenda desse profissional? Se, eventualmente, você necessitar de uma troca de horários, ele conseguirá te atender?

Por último, mas não menos importante, considere o investimento financeiro. O valor da consulta é um valor que você conseguirá manter a médio e longo prazo? Alguns profissionais tem um valor mais elevado, e isso se deve, provavelmente, a sua popularidade e qualificação. Mas as vezes, você privilegia outros fatores e acaba tomando uma decisão pensando somente numa consulta e aí acaba não podendo dar continuidade, pois o valor não cabe no seu orçamento.

Sem considerar esses três fatores, fica difícil de manter um tratamento que pode demorar meses e até anos, porque ele se torna insustentável. Então, você, paciente, fica “pipocando”, de profissional em profissional e perde a continuidade de tratamento, pois a interrupção acaba sendo prematura. É claro que, nem sempre conseguiremos prever tudo que pode acontecer, mas nós sempre podemos minimizar, certo? Esses são critérios mínimos que eu considero importantes e que espero que possa te ajudar.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário