A escolha da profissão envolve vários fatores determinantes, desde a família aos fatores psicológicos, contexto sociocultural e socioeconômico que o sujeito está inserido. A procura pela Orientação Profissional e de Carreira, deriva das questões de escolher um curso superior ou reopção; curso complementar a sua formação; reorientação de carreira e/ou aposentadoria.
Essas questões envolvem, escolher o que ser e o que não ser, isso algo difícil, complexo, além de envolver aspectos internos e externos do sujeito, por mais que este já tenha uma trajetória profissional. Diante disso, a Orientação Profissional e de Carreira é um processo que auxiliará a pessoa tomar decisões relacionadas à carreira, à profissão e/ou curso que deseja ingressar, mas que por algum motivo essa escolha está lhe gerando dúvidas, angústia, ansiedade, medos e outros mais sentimentos e pensamento que acometem o sujeito no momento da escolha ao futuro profissional.
À vista disso, o orientador profissional e de carreira, realizará junto ao orientando um trabalho para o desenvolvimento da maturidade profissional, seja na primeira escolha ou reescolha. Para isso, a tarefa em conjunto, orientador-orientando, abordará sonhos, valores, crenças, potencialidades, desejos, influencia –familiar, social- obstáculos, desenvolvimento de habilidades, autoconhecimento, conhecimento da realidade atual, conhecimento das profissões e mais aspectos envolvidos na escolha profissional.
Portanto, a profissão é algo integrante a vida do sujeito e uma escolha considerada errada, posteriormente, e não coerente com o projeto de vida, acarretará em sofrimento psíquico, insatisfação profissional e pessoal, sensação de inutilidade, desmotivação, estresse, improdutividade e outras mais percepções e sentimentos.
Nesse limiar, percebe-se, a importância de pensar na carreira como um projeto de vida?
Levando em consideração os aspectos mencionados, salienta-se a relevância de um projeto de carreira, visto que é um projeto de vida que estará planejando; uma vida profissional e pessoal, satisfatória e prazerosa, por meio de uma escolha com autonhecimento, compreendendo com clareza seus interesses e desejos conscientes, que consequentemente terá uma decisão segura, a partir do desenvolvimento da sua identidade profissional.
Carine Santos Psicóloga Clínica e Orientadora Profissional e de Carreira CRP 03|18447 @carinesantospsi
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem