Já é sabido que o ambiente ao nosso redor podem aumentar ou reduzir nosso estresse. E isto afeta bastante nossos corpos. O que você está vendo, ouvindo e experimentando a qualquer momento muda não apenas o seu humor, mas o seu comportamento e o funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino e imunológico.
O estresse de um ambiente desagradável pode fazer com que você se sinta ansioso, triste ou desamparado. Isso, por sua vez, eleva a pressão arterial, a frequência cardíaca e a tensão muscular e suprime o sistema imunológico. Um ambiente agradável reverte isso.
E independentemente da idade ou cultura, os humanos acham a natureza agradável. Por isso mesmo, muitas pessoas escolhem um ambiente natural para se refugiar quando estão estressadas. Daí a busca por matas, cachoeiras, praias ou montanhas: a reconexão com a natureza traz um bem-estar incrível!
A natureza cura
Estar na natureza, ou mesmo ver cenas da natureza, reduz a raiva, o medo e o estresse e aumenta os sentimentos agradáveis. A exposição à natureza não só faz você se sentir melhor emocionalmente, mas também contribui para o seu bem-estar físico e emocional. Isto aparece na redução da pressão arterial, os batimentos cardíacos, a tensão muscular e a produção de hormônios do estresse.
Pesquisas feitas em hospitais, escritórios e escolas descobriram que até mesmo uma simples imagem de natureza, árvores ou riachos em uma sala pode ter um impacto significativo no estresse e na ansiedade.
A natureza acalma
Além disso, a natureza nos ajuda a lidar com a dor. Por sermos programados para encontrar árvores, plantas, água e outros elementos, somos absorvidos pelas cenas da natureza e distraídos de nossa dor e desconforto.
A natureza restaura
Uma das áreas mais intrigantes da pesquisa atual é o impacto da natureza no bem-estar geral. Após um período de carga excessiva de trabalho, é visível que as pessoas tem humor suavizado depois de passar um tempo fora de casa. Geralmente, as pessoas passam de deprimido, estressado e ansioso para mais calmo e equilibrado . Também percebe-se que o tempo na natureza ou vendo cenas da natureza estão associados a um humor positivo, calma e a bem-estar psicológico e vitalidade.
Além disso, o tempo na natureza ou vendo cenas da natureza aumenta nossa capacidade de prestar atenção. Como os humanos acham a natureza interessante, podemos naturalmente nos concentrar no que estamos vivenciando na natureza. Isso também proporciona uma pausa para nossas mentes hiperativas, renovando-nos para novas tarefas. Há a sugestão de que crianças com TDAH que se dedicam à natureza, aumentam a capacidade de atenção.
Muito tempo na frente das telas é prejudicial
A “privação da natureza”, uma falta de tempo no mundo natural, em grande parte devido às horas passadas em frente à TV ou às telas do computador, associa-se, sem surpresa, à depressão. Isto porque associam o tempo de tela à perda de empatia e falta de altruísmo. Logo, compreender os efeitos terapêuticos da natureza pode chegar em um momento propício. Alguns estudos descobriram que a ansiedade em relação ao estresse tecnológico é um fenômeno atual. Ou seja, um dos melhores antídotos para isso pode ser uma dose de espaço verde.
Os ambientes naturais geram um efeito positivo por meio de imagens e sons agradáveis, o que pode ser o motivo pelo aumento de áreas recreativas nas cidades. Então, para escapar da vida agitada da cidade e restaurar sua mente sem a despesa de sair de férias, busque parques, trilhas e recursos naturais de água agradáveis para passear.
O clima brasileiro nos dá uma grande oportunidade de sair e comemorar o que a natureza tem a oferecer. Por que não se entregar à natureza? Além disso, ganhamos até melhor saúde mental!